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[13] É jogado num campo 🌜 retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo 🌜 para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca 🌜 mais gols ao término da partida é a vencedora.[14] O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação de The 🌜 Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação 🌜 Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA. A principal competição internacional de futebol 🌜 é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade 🌜 de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.[15]Origem do nome As regras do assim chamado "association football" foram 🌜 codificadas na Inglaterra pela FA no ano de 1863 e este nome foi cunhado para distinguir o jogo das outras 🌜 formas de futebol jogados na época, como o rugby football e o futebol gaélico, por exemplo. A primeira "referência à bola 🌜 inflada usada no jogo" foi em meados do século XIV: "Þe heued fro þe body went, Als it was a 🌜 foteballe". [16] Já a palavra soccer, como uma abreviação de association apareceu pela primeira vez em escolas privadas e universidades inglesas 🌜 na década de 1880 (às vezes usando a variante ortográfica "socker"). De acordo com o Online Etymology Dictionary, as "regras do 🌜 soccer" foram feitas em 1848, antes da divisão do "association football" com o "rugby football" em 1863. [17] O termo "soccer" 🌜 vem de uma gíria ou abreviação jocular da palavra "association", com o sufixo "-er" anexado a ele. [18] Esta palavra (que 🌜 chegou à ganhar pix jogando forma final em 1895) foi registrada pela primeira vez em 1889 na forma anterior de socca. [19] A 🌜 forma final "soccer" é creditada a Charles Wreford-Brown, um estudante da Universidade de Oxford que gostava de usar formas encurtadas 🌜 de palavras, como "brekkers" para o café da manhã e "rugger" para o rugby. Clive Toye observou que ele pegou a 🌜 terceira, quarta e quinta letras de association e a chamou "soc-cer". O termo association football nunca foi amplamente utilizado, embora na 🌜 Grã-Bretanha alguns clubes de futebol em redutos onde o rugby football é popular adotaram o sufixo Association Football Club (A.F.C. ) 🌜 para evitar confusão com o esporte dominante em ganhar pix jogando área. [20] Por quase cem anos depois de ser cunhado, a palavra 🌜 "soccer" foi uma alternativa aceita e incontroversa na Grã-Bretanha se referir ao futebol, muitas vezes em contextos coloquiais e juvenis, 🌜 mas também foi amplamente utilizado na fala formal e escrita sobre o jogo. "Soccer" era um termo usado pela classe alta, 🌜 enquanto a classe trabalhadora e a classe média preferiam a palavra "football"; como a classe alta perdeu influência na sociedade 🌜 britânica a partir da década de 1960, "football" suplantou "soccer" como a palavra mais usada e aceita. Há evidências de que 🌜 o uso da palavra "soccer" está diminuindo na Grã-Bretanha, sendo considerado como um termo inglês americano.[20] Dentro dos países de língua 🌜 inglesa, o association football é atualmente chamado de "futebol" no Reino Unido e principalmente "soccer" no Canadá e nos Estados 🌜 Unidos. Pessoas em países onde outros códigos de futebol são predominantes (Futebol australiano na Austrália, Futebol gaélico na Irlanda, e Futebol 🌜 Rugby no País de Gales, África do Sul e Nova Zelândia) podem usar ambos os termos, embora as associações nacionais 🌜 na Austrália e Nova Zelândia usem principalmente "football" para o nome formal. "Fitbaa", "fitba" ou "fitbaw" é uma renderização da pronúncia 🌜 escocesa de "football", muitas vezes usada em um contexto humorístico ou irônico. No resto do mundo, o association football, em ganhar pix jogando 🌜 forma moderna, foi exportada pelos britânicos, e muitas das nações adotaram este termo inglês comum para o esporte em ganhar pix jogando 🌜 própria língua. Isso geralmente era feito de duas maneiras: seja importando diretamente a palavra em si, ou como calque traduzindo suas 🌜 partes constituintes, "foot" e "ball", como, por exemplo, "balompié". HistóriaOrigens Representação moderna do kemari no Japão, em 2006. A atividade mais antiga que 🌜 se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a.C. Estes dados são baseados 🌜 em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia 🌜 em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. [21][22] Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria 🌜 passar pelo ataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia 🌜 uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no 🌜 ar passando-a entre os jogadores. [23] O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.[24] No Mediterrâneo destacaram-se duas formas 🌜 de jogo: o harpasto, em Roma, e o epísquiro, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era 🌜 disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe 🌜 podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito 🌜 popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas, ganhar pix jogando ascensão até o 🌜 futebol moderno é incerta. [23] O epísquiro era feito por duas equipas, normalmente entre 12 e 14 jogadores cada, com uma 🌜 bola, e segundo as regras era permitido o uso das mãos.[25] Durante a Era dos Descobrimentos, começou-se a conhecer desportos provenientes 🌜 do Novo Mundo. Estima-se que o pok ta pok da cultura maia teria 3000 anos de história. [26] Documentos escritos por jesuítas 🌜 descrevem um jogo denominado como Manga ñembosarái praticado nas reduções jesuíticas no Paraguai que seria bastante similar ao futebol. [27][28][29][30] Na 🌜 Groenlândia também se jogava um desporto que se assemelhava ao futebol, ao passo que o jogo denominado marngrook, da Oceania, 🌜 tinha características que o assemelhava ao futebol australiano. [31][32] Onde hoje se localizam os Estados Unidos os aborígenes praticavam outros jogos: 🌜 o pasuckuakohowog na área continental central e o asqaqtuk no Alasca.[33] Embora estes jogos tiveram certas características que os assemelham ao 🌜 futebol e outros desportos variados modernos, a incidência dos mesmos nos desportos atuais é discutível, já que praticamente não há 🌜 vínculos dos mesmos com as Ilhas Britânicas, o berço do futebol moderno.[34] Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se 🌜 nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de 🌜 futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram 🌜 as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rúgbi, ao futebol americano, ao futebol australiano etc. e ao desporto 🌜 que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.[35] Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras 🌜 e por ganhar pix jogando extrema violência. [36] Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido 🌜 na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não cristão, e a proibição perdurou 🌜 por 500 anos. [37] O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de fato existiram outras formas 🌜 mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio 🌜 fiorentino, originário da cidade de Florença, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos 🌜 o futebol atual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas.[38] Unificações 🌜 do século XIX Os clubes britânicos se dividiram em relação ao jogo denominado rúgbi, e enquanto vários decidiram segui-lo, outros decidiram 🌜 rejeitá-lo, devido ao fato que nestes a prática de não tocar a bola com a mão era mais aceita. Entre estes 🌜 últimos se encontravam os clubes de Eton, Harrow, Winchester, Charterhouse e Westminster. [39] Em meados do século XIX foram dados os 🌜 primeiros passos para unificar todos as regras e formas de jogo do futebol em um único desporto. A primeira tentativa foi 🌜 em 1848, quando na Universidade de Cambridge, Henry de Winton e John Charles Thring convocaram membros de outras escolas para 🌜 regulamentar um código de regras, o Código Cambridge, também conhecido como as Regras de Cambridge. [40] As regras tinham uma semelhança 🌜 significativa com relação as regras do futebol atual. Talvez o mais importante de todos foi a limitação das mãos para tocar 🌜 a bola, passando a responsabilidade de mover a mesma aos pés. O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre 🌜 dois postes verticais e debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e a equipe que marcava mais 🌜 golos era a vencedora. Também foi criada uma regra de impedimento similar à atual. [41] Os documentos originais de 1848 se perderam, 🌜 mas é conservada uma cópia das regras do ano 1856.[42] Escócia 0–0 Inglaterra, primeira partida oficial entre seleções (30 de novembro 🌜 de 1872). Entre 1857 e 1878 foi utilizado um conjunto de regras de futebol que também deixaria características ao futebol moderno: 🌜 o Código Sheffield, também conhecido como as regras de Sheffield. O código, criado por Nathaniel Creswick e William Prest, adotou regras 🌜 que ainda hoje são utilizadas, como o uso de um travessão (poste horizontal) de material rígido, no lugar da fita 🌜 que se usava até o momento. Também foi adotada a utilização de tiros livres, escanteios e arremessos laterais como métodos de 🌜 reintrodução da bola ao jogo.[43] Embora estas unificações de futebol levaram a vários avanços para a criação do futebol moderno, 26 🌜 de outubro de 1863 é considerado por muitos como o dia do nascimento do futebol moderno. Nesse dia, Ebenezer Cobb Morley 🌜 iniciou uma série de seis reuniões entre 12 clubes de distintas escolas londrinas na Taberna Freemason's, com o objetivo de 🌜 criar um regulamento de futebol universal e definitivo, que tivesse a aceitação da maioria. Concluídas as reuniões, em 8 de dezembro, 🌜 onze dos doze clubes chegaram a um consenso para estabelecer 14 regras do novo regulamento, o qual recebeu o nome 🌜 de association football, para diferenciá-lo de outras formas de futebol da época. Somente o clube Blackheath se negou a apoiar a 🌜 criação destas regras, e acabou mais tarde se tornando um dos criadores de outro famoso desporto, o rúgbi.[44] O regulamento utilizado 🌜 como base para o futebol foi o Código de regras de Cambridge, exceto dois pontos do mesmo, que eram considerados 🌜 de muita importância para as regras atuais: o uso das mãos para transportar a bola e o uso dos tackles 🌜 (contato físico brusco para tomar a bola do rival) contra os adversários. Este foi o motivo do abandono do clube Blackheath. Com 🌜 o tempo o futebol e o rúgbi foram se distanciando e acabaram por serem reconhecidos como dois desportos distintos.[45] Junto da 🌜 criação do novo conjunto de regras foi criada a Football Association, órgão que rege até hoje o futebol na Inglaterra. Nessa 🌜 época, os estudantes das escolas inglesas desenvolveram as abreviaturas rugger e soccer (derivado de "association"), para designar a ambos desportos: 🌜 o rúgbi e o futebol, respectivamente. Este último termo é majoritariamente utilizados para designar o futebol nos Estados Unidos. [46]Primeiros eventos Já com 🌜 as regras do futebol bem definidas, começou-se a disputar os primeiros jogos e torneios com esta nova modalidade. Em 30 de 🌜 novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial entre seleções nacionais, jogo que acabou num empate sem 🌜 gols. A partida foi disputada no Hamilton Crescent, atual campo de críquete, em Partick, Escócia. [47] Entre janeiro e março de 1884 🌜 foi disputada a primeira edição do British Home Championship, que até seu fim foi o torneio entre seleções mais antigo 🌜 da história. O primeiro título foi ganho pela Escócia.[48] Em 20 de julho de 1871, um jornal britânico propôs a criação de 🌜 um torneio que fosse organizado pela Football Association, o primeiro passo para a criação da Copa da Inglaterra. [49] Nesse ano, 🌜 a Football Association era composta por 30 equipes, mas somente 15 decidiram participar da primeira edição do torneio, a FA 🌜 Cup 1871-1872, que foi ganha pelo Wanderers F.C.. [50] A primeira competição de liga chegou na temporada 1888/1889 com a criação 🌜 da Football League. Participaram 12 equipes afiliadas à FA, e cada uma jogou 22 partidas. Este torneio foi vencido pelo Preston North 🌜 End Football Club, que conseguiu o feito de vencer invicto.[51] Expansão internacional Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se rapidamente nas 🌜 Ilhas Britânicas, surgindo assim novas associações de futebol além da inglesa, as quais representavam as quatro regiões constituintes do então 🌜 Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda: a Scottish Football Association (Escócia, fundada em 1873), a Football Association of Wales (País 🌜 de Gales, 1875) e a Irish Football Association (Irlanda, 1880). No final dos anos 1880 o futebol começou a expandir-se rapidamente 🌜 fora do Reino Unido, principalmente devido à influência internacional do Império Britânico. Os primeiros países a possuírem suas próprias associações de 🌜 futebol fora das Ilhas Britânicas foram os Países Baixos a Dinamarca, em 1889, a Nova Zelândia, em 1891, a Argentina 🌜 em 1893, o Chile, a Confederação Helvética e a Bélgica em 1895, a Itália em 1898, a Alemanha e o 🌜 Uruguai em 1900, a Hungria em 1901, a Noruega em 1902 e a Suécia em 1904.[52] O auge do futebol a 🌜 nível mundial motivou a criação da FIFA em 21 de maio de 1904. As associações fundadoras foram as da Bélgica, da 🌜 Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça. As quatro associações de futebol do Reino Unido, as chamadas Home Nations, se 🌜 opuseram à criação desse órgão. [52] Devido ao crescimento do futebol, a FIFA havia anunciado a primeira competição internacional de seleções 🌜 para 1906, mas devido a problemas internos de várias associações a mesma não foi realizada. [52] O futebol já havia sido 🌜 apresentado ao mundo por meio de uma série de partidas de exibição durante os Jogos Olímpicos de 1900, 1904, 1906 🌜 (jogos intercalados), todos em nível de clubes, até que a edição de 1908 recebeu pela primeira vez uma competição de 🌜 seleções. A medalha de ouro foi para a Seleção Britânica.[53] Em 1916 foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol, que nesse mesmo 🌜 ano organiza a primeira edição do Campeonato Sul-americano de Futebol, atual Copa América. Este torneio se mantém até hoje como o 🌜 mais antigo da história do futebol entre seleções nacionais, dos que ainda existem. [54] Nessa primeira edição participaram: Argentina, Brasil, Chile 🌜 e Uruguai, que foi o campeão.[55] A Primeira Guerra Mundial fez atrasar o desenvolvimento do futebol, mas as edições de 1924 🌜 e 1928 dos Jogos Olímpicos revitalizaram o desporto, particularmente as atuações da seleção uruguaia. Este novo crescimento do futebol fez com 🌜 que a FIFA confirmasse em 28 de maio de 1928 em Amsterdã a realização de um campeonato mundial de seleções, 🌜 cuja sede seria confirmada em 18 de maio de 1929 no congresso de Barcelona. Uruguai foi escolhido como a sede da 🌜 primeira edição da Copa do Mundo, que ocorreu em 1930, ano do centenário da primeira Constituição uruguaia. A seleção uruguaia tornou-se 🌜 o primeiro campeão da história da competição. A segunda edição do torneio ocorreu em 1934, na Itália, e foi utilizada pelo 🌜 ditador Benito Mussolini como propaganda de seu regime. A competição foi marcada pela intervenção de Mussolini, que fez de tudo para 🌜 que a seleção italiana obtivesse o título, inclusive com ameaças aos árbitros da final. [56] A terceira edição do torneio também 🌜 foi marcada por Mussolini, que antes da final entre a Itália e a Hungria enviou um telegrama a ganhar pix jogando seleção 🌜 ameaçando os jogadores de morte. Finalmente a seleção azzurra, que vestiu um uniforme completamente preto representando o Partido Nacional Fascista, venceu 🌜 a final por 4 a 2.[57] A Segunda Guerra Mundial teve um efeito similar à primeira guerra sobre o futebol. Em 1946, 🌜 as Home Nations, que haviam se desfiliado da FIFA depois da Primeira Guerra Mundial, voltaram ao organismo internacional. 10 de maio 🌜 de 1947 é considerada uma data de vital importância para o ressurgimento da FIFA e do futebol mundial, graças à 🌜 realização da partida amistosa entre a seleção do Reino Unido e uma seleção de jogadores europeus, o Resto da Europa 🌜 XI, no denominado Jogo do Século. O jogo foi disputado em Hampden Park, Glasgow, Escócia, diante de 135.000 espectadores. O time britânico 🌜 venceu o jogo por 6 a 1, e a arrecadação da partida foi doada à FIFA para ajudá-la em ganhar pix jogando 🌜 refundação. [52] A primeira edição da Copa do Mundo FIFA depois da Segunda Guerra Mundial ocorreu no Brasil em 1950. A conquista 🌜 da seleção uruguaia no lembrado Maracanaço coroou uma revitalização da FIFA e do futebol mundial.[58]Consolidação Ryan Valentine marca para o Wrexham 🌜 durante um jogo da Football League Two. A segunda metade do século XX foi a época de maior crescimento do futebol. O 🌜 futebol sul-americano já se encontrava organizado desde 1916, ano no qual foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol,[59] mas o 🌜 desporto em outras regiões começaria a se organizar nos anos 1950 e 60. Em 1954 e 1955 o futebol europeu e 🌜 asiático passou a ser regido pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) 🌜 respectivamente. [60][61] Na África, foi fundada a Confederação Africana de Futebol (CFA) em 1956;[62] na América do Norte, a Confederação de 🌜 Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) em 1961;[63] e por último na Oceania, a Confederação de Futebol 🌜 da Oceania (OFC) em 1966. [64] Estas organizações se afiliaram à FIFA sob o estatuto de confederações.[65] Paralelamente às criações das novas 🌜 confederações iniciaram-se as disputas dos primeiros torneios regionais de seleções, exceto a Confederação Sul-Americana de Futebol, que já disputava seu 🌜 Campeonato Sul-americano de Seleções desde 1916. [54] Em 1956 a AFC realizou a primeira edição da Copa da Ásia,[66] e no 🌜 ano seguinte a CFA organizou a Copa Africana de Nações. [67] Em 1960 foi criado o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa), 🌜 que agrupa as seleções da UEFA. [68] Por ganhar pix jogando vez, a CONCACAF organizou pela primeira vez a Copa CONCACAF em 1963, 🌜 que mais tarde seria substituída pela Copa Ouro. [69] A Confederação de Futebol da Oceania foi a última a criar seu 🌜 próprio torneio, a Copa das Nações da OFC, realizada pela primeira vez em 1973.[70] Devido à criação das confederações começaram-se a 🌜 disputar os primeiros campeonatos internacionais em nível de clubes, sendo a primeira de seu tipo a Liga dos Campeões da 🌜 UEFA, que reunia os campeões das principais ligas dos países da UEFA a partir de 1955. [71] Cinco anos mais tarde 🌜 se iniciou a Copa Libertadores da América, evento máximo para clubes de futebol afiliados à CONMEBOL, que foi disputada pela 🌜 primeira vez em 1960. [72] Nesse mesmo ano foi disputada a primeira edição da Copa Intercontinental, que reuniu os campeões de 🌜 ambos torneios. Este torneio foi substituído em 2005 pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA,[73] campeonato que já havia tido 🌜 uma edição em 2000. Este torneio passou a ser disputado por representantes de todas as confederações.[74] Enquanto isso, a Copa do Mundo 🌜 FIFA se consolidou como o evento desportivo de maior importância no mundo inteiro, inclusive superando em audiência os próprios Jogos 🌜 Olímpicos. [15]Futebol feminino Uma partida de futebol feminino. O futebol feminino tem apresentado um crescimento lento atualmente, principalmente devido a obstáculos sociais e 🌜 culturais que não permitem o ingresso pleno da mulher ao desporto. [75] O primeiro jogo feminino sob as regras de futebol 🌜 do qual se tem registros ocorreu em 1892, na cidade escocesa de Glasgow. [76] No final de 1921 o futebol feminino 🌜 foi proibido na Inglaterra, ação não seguida por outros países do mundo. Em 1969 o futebol feminino voltou a ser realizado 🌜 na Inglaterra, motivo pelo qual começou a se expandir fora do seu território. A primeira partida internacional de seleções de futebol 🌜 feminino ocorreu em 1972, casualmente 100 anos depois do primeiro encontro masculino, onde a Inglaterra venceu a Escócia por 3 🌜 a 2. [76] Os primeiros torneios mundiais começaram a ser disputados nos anos 1990: a Copa do Mundo de Futebol Feminino 🌜 a partir de 1991 e como desporto olímpico desde 1996. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões 🌜 de jogadoras no mundo. Em média, para cada 10 futebolistas (de ambos sexos) existe uma jogadora no mundo.[13]Públicos O maior público em 🌜 uma partida de futebol no Mundo foi a Final da Copa do Mundo FIFA de 1950, com 199. 854 espectadores (Maracanã). Um 🌜 Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194 603 espectadores (Maracanã), na final do Campeonato Carioca 🌜 de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols. [77][78]Influência no mundoDifusão O futebol vem cada vez mais se tornando um 🌜 desporto popular em vários países sem muita tradição neste desporto. Esta é uma tendência mundial. [79] Especialmente porque para se jogar futebol 🌜 precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Tanto em países pobres como em 🌜 países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, vem ocorrendo uma popularização desse desporto.[80] Inovações tecnológicas As inovações tecnológicas 🌜 têm contribuído para a difusão do esporte no mundo. A tecnologia também vem sendo cada vez mais utilizada para mostrar imprecisões 🌜 nas decisões do árbitro. A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeo demonstram para o telespectador todas as nuances 🌜 de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de 🌜 arbitragem, os jogadores e os torcedores em campo não poderiam ver.[81][82] Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram 🌜 dispostos telões de grandes dimensões nos estádios. As imagens televisivas permitem à torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porém, os lances polêmicos 🌜 não são mostrados em replays nos telões dos estádios. Também, os árbitros têm usado, durante a jogo, um discreto sistema de 🌜 radiocomunicação, que permite a troca de informações entre a equipe de arbitragem.[83][84] Outro aspecto importante nos desportos, e particularmente no futebol, 🌜 é o emprego de tecnologia para a análise dos jogos através do scouting (quantificação das ações que acontecem em uma 🌜 partida de futebol, desde o tempo dos gols marcados, até número de escanteios, impedimentos ou qualquer outra ação pertinente à 🌜 disputa). Antes feito com anotações manuscritas, o scout técnico já pode ser feito com o auxílio de sistemas computadorizados que são 🌜 capazes até de fornecer dados em tempo real para técnicos, imprensa e torcedores.[85]Popularidade Mapa comparativo da popularidade do futebol a nível 🌜 mundial. Os países que são representados pela cor verde são os que possuem maior número de jogadores ativos para cada 1000 🌜 habitantes Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006,[13] aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidos 🌜 no futebol, incluindo jogadores, árbitros e diretores. Destas, 265 milhões jogam o desporto regularmente de maneira profissional, semiprofissional ou amadora, considerando 🌜 tanto a homens, mulheres, jovens e crianças. Este valor representa cerca de 4% da população mundial. A confederação com maior porcentagem de 🌜 pessoas ativamente envolvidas com o futebol é a CONCACAF, com cerca de 8,53% da população. Em contrapartida, na região da AFC 🌜 esta porcentagem é de somente 2,22%. A UEFA tem uma porcentagem de participação de 7,59%; a CONMEBOL, de 7,47%; a OFC, 🌜 de 4,68%; e a CFA, de 5,16%. Existem mais de 1,7 milhões de equipes no mundo e aproximadamente 301 mil clubes.[nota 🌜 2] O país com mais jogadores que regularmente atuam (exceto crianças) é a China Continental, que possui 26,1 milhões de futebolistas. Em 🌜 seguida vêm: Estados Unidos (24,4 milhões), Índia (20,5 milhões), Alemanha (16,3 milhões), Brasil (13,1 milhões) e México (8,4 milhões). Por outro 🌜 lado, a entidade com menor quantidade de futebolistas regulares (excetuando-se crianças) é Montserrat, com apenas 300 jogadores, seguido das Ilhas 🌜 Virgens Britânicas (658), Anguila (760) e as Ilhas Turcas e Caicós (950).[86]Economia Objetos personalizados como esta bola do Brasil são claros 🌜 exemplos de merchandising. Segundo estimativas da FIFA, durante o período 2003-2006 este organismo teve uma receita de 3238 milhões de francos 🌜 suíços (CHF)[87] e gastos de 2422 milhões de CHF, o que gerou um superávit de 816 milhões de CHF. 92% (2986 🌜 milhões de CHF) das receitas estão relacionadas com as competições internacionais, particularmente a retransmissão por televisão da Copa do Mundo 🌜 FIFA de 2006, que responde por 1660 milhões de CHF desse valor. O restante das receitas se dividem em partes iguais 🌜 entre receitas financeiras e outras receitas operacionais. Do total das receitas, 714 milhões de CHF foram obtidas por direitos de merchandising. Muitos 🌜 destas receitas são obtidas em pontos de venda nos arredores dos estádios da Copa do Mundo. [88] Quanto aos gastos, 69% 🌜 (1682 milhões de CHF) dos mesmos estão relacionados à organização de campeonatos e ao desenvolvimento do desporto: 46% dos gastos 🌜 totais (1125 milhões de CHF) e 23% (557 milhões de CHF) respectivamente. 26% (622 milhões de CHF) são utilizados para gastos 🌜 operacionais, como transportes, alugueis, gastos jurídicos, comunicações, entre outros. Os 5% restantes (118 milhões de CHF) corre por efeitos de câmbios 🌜 de divisas e juros.[87][89] Os orçamentos dos clubes de futebol podem ser encontrados em diferentes valores dependendo da região do mundo 🌜 onde se encontram. Os maiores orçamentos podem ser encontrados na Europa, particularmente nas principais ligas da Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra. [90] 🌜 Em grande parte da América do Sul as maiores receitas se devem às transferências de jogadores às ligas europeias, aos 🌜 fundos fornecidos por transmissões de televisão e a publicidade nas camisetas. [91][92] Na Europa, os direitos televisivos, a publicidade, a venda 🌜 de ingressos e o merchandising cobrem grande parte do orçamento.[93][94] O futebol também desempenha um papel de solidariedade. Uma das principais contribuições 🌜 da FIFA ao desenvolvimento do desporto em áreas onde tal fato é dificultado pela falta de materiais e técnicas de 🌜 desenvolvimento é o Programa Goal. A FIFA também trabalha com o UNICEF desde 1999, fornecendo material de trabalho relacionado com o 🌜 futebol para que este seja distribuído por esta organização da ONU. [95] Regularmente são realizados em todo o mundo jogos amistosos 🌜 com propósitos beneficentes, cujos idealizadores frequentemente são estrelas do futebol mundial.[96][97][98]Cultura Representação de um par de chuteiras por um artista plástico, 🌜 incluída no Walk of Ideas O Fußball Globus em Nuremberga. A cultura é o conjunto de expressões de uma sociedade, e como 🌜 tal o futebol não está isento da mesma. Um dos institutos que promovem o futebol como cultura a nível mundial é 🌜 o Instituto Goethe, que realizou exposições pelo mundo cujos temas eram o futebol.[99] Uma importante mostra de cultura ocorreu durante a 🌜 Copa do Mundo FIFA de 2006, disputada na Alemanha. O Walk of Ideas, como foi chamada, era composta de uma série 🌜 obras plásticas que representavam a Alemanha, sendo uma delas um par de chuteiras.[100] O design gráfico engloba parte da cultura deste 🌜 desporto, uma vez que a concepção de cartazes e outros elementos gráficos devem representar o país onde é realizada a 🌜 competição a que foram atribuídas essas obras. Também vale destacar trabalhos como os do humorista gráfico e escritor argentino Roberto Fontanarrosa, 🌜 já que muitos dos mesmos estavam relacionados com o futebol.[101] A relação com a literatura foi mais difícil. Tendo sido popularmente rejeitado 🌜 pelos escritores desde seu início, somente a partir dos anos 1960 e 1970 os literatos começaram a abordar o mundo 🌜 do futebol. [102] Esta aproximação pode ser relacionada com o auge dos estudos semióticos, que revalorizaram as manifestações culturais de carácter 🌜 popular e massiva.[103] No cinema e na televisão aparecem muitos temas relacionados a esse desporto. Em relação ao primeiro, existem muitos filmes 🌜 dedicados a este jogo, ainda que poucas criadas com o apoio da FIFA. Dentro das mais conhecidas destacam-se a trilogia Goal!: 🌜 Goal! (2005), Goal II: Living the Dream (2007) e Goal! 3 (2008), todas com o apoio da FIFA. [104] A FIFA 🌜 também lançou um filme relacionado com a Copa do Mundo FIFA de 2006. [105] Na televisão pode-se destacar séries animadas como 🌜 o anime japonês Captain Tsubasa, que praticamente popularizou o futebol no Japão; também pode-se mencionar produções mexicanas[106] e argentinas[107] que 🌜 o tratam como tema central e secundário. Em relação à música, Voices from the FIFA World Cup contém uma série de 🌜 canções de autores conhecidos. Este foi o álbum musical feito para a celebração da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. A 🌜 relação entre os videogames e o futebol é muito produtiva. Um dos primeiros jogos eletrônicos futebolísticos bem-sucedidos foi o Pele's Soccer, 🌜 do console Atari 2600. [108] Muitas edições se tornaram clássicos, como o FIFA Séries, o Pro Evolution Soccer/Winning Eleven e o 🌜 PC Fútbol. As regras O futebol infantil é um claro exemplo de variação das regras, onde destaca-se o tamanha do campo e 🌜 o número de jogadores por equipe O futebol é regido atualmente por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que 🌜 dentro das mesmas são permitidas certas modificações para facilitar o desenvolvimento das modalidades feminina, infantil e veterana. [109] Embora as regras 🌜 sejam claramente definidas, existem certas diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Um aspecto importante é a região 🌜 onde é realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se destacam por ser mais brandos com 🌜 as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões, enquanto que em outros lugares, por exemplo na América 🌜 do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.[110] As regras do jogo estão definidas pela International Football Association 🌜 Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido. Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo 🌜 menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações britânicas.[111]Campo de jogo O goleiro ou guarda-redes pode 🌜 tocar a bola com suas mãos O futebol se joga num campo de grama natural ou sintética de forma retangular. As medidas 🌜 são regulamentadas pela International Football Association Board (IFAB) baseadas no sistema imperial As dimensões permitidas do terreno são de 90 a 🌜 120 m (100 a 130 jardas) de comprimento e de 45 a 90 m (50 a 100 jardas) de largura, 🌜 mas para partidas internacionais se recomenda as seguintes medidas: entre 100 e 110 m (110 a 120 jardas) de comprimento, 🌜 e entre 64 e 75 m (70 a 80 jardas) de largura. Em 2008 a IFAB lançou a recomendação de de 🌜 105 m de comprimento por 68 m de largura. As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de 🌜 linhas laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos 🌜 por outra linha, a linha de meio. [112][113] O círculo central e o que circunda a marca do pênalti possui raio 🌜 de 9,15 m (10 jardas). As grandes áreas são áreas retangulares localizadas no centro dos golos e adentrando-se no campo. As linhas 🌜 que delimitam a grande área são traçadas a 16,5 m (18 jardas) dos postes verticais, adentrando-se também 16,5 m ao 🌜 interior do campo, e unidas por outra linha maior. O traçado da pequena área e semelhante, mas com uma medida de 🌜 5,5 m (6 jardas).[114] Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as 🌜 pequena área e as balizas. As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou golos, são constituídas de dois postes verticais 🌜 (conhecidos como traves) de localizados a 7,32 m de distância um do outro com 2,44 m de altura e sobre 🌜 o centro de cada linha de fundo. As partes superiores dos postes são unidas por outro poste horizontal, conhecido como travessão.[113][114] Finalidade 🌜 das marcações do campo de jogo Arco-penal - popularmente conhecida por meia-lua, tem como objetivo determinar a distância de 9,15 m 🌜 que os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças de penais devem permanecer, somente o cobrador e o goleiro 🌜 podem ficar a frente dessa marca; - popularmente conhecida por meia-lua, tem como objetivo determinar a distância de 9,15 m que 🌜 os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças de penais devem permanecer, somente o cobrador e o goleiro podem 🌜 ficar a frente dessa marca; Área de meta - popularmente conhecida como pequena área, tem um diâmetro de 5,5 m, 🌜 ela objetiva delimitar espaço para cobrança do tiro de meta, presta-se também a delimitar o espaço para cobrança de tiro-livre 🌜 indireto caso ocorra este tipo de falta dentro da área, nesse caso a barreira não fica na distância do 9,15 🌜 m regulamentares e sim no máximo em cima da linha de meta ou linha de gol; - popularmente conhecida como pequena 🌜 área, tem um diâmetro de 5,5 m, ela objetiva delimitar espaço para cobrança do tiro de meta, presta-se também a 🌜 delimitar o espaço para cobrança de tiro-livre indireto caso ocorra este tipo de falta dentro da área, nesse caso a 🌜 barreira não fica na distância do 9,15 m regulamentares e sim no máximo em cima da linha de meta ou 🌜 linha de gol; Área penal - popularmente chamada de grande área, marca o espaço onde o goleiro pode usar as 🌜 mãos para defender ganhar pix jogando meta, marcar também o espaço onde faltas podem se tornar penalidade máxima; - popularmente chamada de grande 🌜 área, marca o espaço onde o goleiro pode usar as mãos para defender ganhar pix jogando meta, marcar também o espaço onde 🌜 faltas podem se tornar penalidade máxima; Tiro penal - popularmente conhecida como marca do pênalti, marca a distância de 11 🌜 m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis; - popularmente conhecida como marca do pênalti, marca a distância 🌜 de 11 m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis; Arco de Canto - Espaço conhecido como 🌜 marca de escanteio, espaço para que se possa executar a cobrança de escanteios; - Espaço conhecido como marca de escanteio, espaço 🌜 para que se possa executar a cobrança de escanteios; Linha Lateral - às vezes chamada de linha de canto, serve 🌜 para delimitar o espaço final de jogo, se a bola ultrapassar essa linha deve ser marcado falta e cobrado o 🌜 lateral; - às vezes chamada de linha de canto, serve para delimitar o espaço final de jogo, se a bola ultrapassar 🌜 essa linha deve ser marcado falta e cobrado o lateral; Linha de Meta - chamada também de linha de fundo, 🌜 marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha marca falta para cobrança de escanteio ou tiro 🌜 de meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol e a cobrança é feita no ponto 🌜 central; - chamada também de linha de fundo, marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha marca 🌜 falta para cobrança de escanteio ou tiro de meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol 🌜 e a cobrança é feita no ponto central; Bandeirinha de canto - Tem como finalidade facilitar a definição de escanteio/tiro 🌜 de meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo, quando 🌜 a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta; - Tem como finalidade facilitar 🌜 a definição de escanteio/tiro de meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de 🌜 lado e fundo, quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta; 🌜 Círculo Central - ganhar pix jogando finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar 🌜 a bola em jogo terão sem que haja interferência do adversário, somente o ou os cobradores podem ficar dentro do 🌜 círculo nos instantes do primeiro toque, a bola deve sempre se cobrada para frente, para o lado do campo adversário; - 🌜 ganhar pix jogando finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em 🌜 jogo terão sem que haja interferência do adversário, somente o ou os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes 🌜 do primeiro toque, a bola deve sempre se cobrada para frente, para o lado do campo adversário; Ponto Central - 🌜 é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida; - 🌜 é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida; 🌜 Linha de meio-campo - é a marcação que define os campos de jogo de cada time. Início do jogo Cada um dos 🌜 dois times joga com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. Durante a partida pode-se substituir jogadores por outros, denominados 🌜 reservas. Um dos jogadores titulares deverá ser o goleiro ou guarda-redes. É permitido que um goleiro e outro jogador da equipe troquem 🌜 de posição durante o jogo, se for durante o intervalo e com o consentimento do árbitro.[115][116] Cada jogador deverá utilizar um 🌜 vestuário básico, que é constituído de uma camiseta ou camisa com mangas, bermudas, meias, caneleiras e uma chuteira. As cores do 🌜 vestuário de ambas as equipes e a de ambos os goleiros devem ser claramente diferentes. Os capitães (jogadores representantes de cada 🌜 equipe) devem ter alguma marca identificadora para ser chamados pelo árbitro quando for necessário, que geralmente é um bracelete.[117] O futebol 🌜 é jogado com uma bola de forma esférica que deve ser de couro ou outro material adequado. Sua circunferência deve ser 🌜 entre 68 e 70 centímetros, ganhar pix jogando massa de 410 a 450 gramas e ganhar pix jogando pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas 🌜 ao nível do mar. Os jogadores podem tocar e mover a bola com qualquer parte de seu corpo, exceto os membros 🌜 superiores. O goleiro tem a vantagem de poder utilizar qualquer parte de seu corpo para isto, mas somente dentro de ganhar pix jogando 🌜 grande área.[114] Cada jogo é controlado por um árbitro principal designado pela organização da competição em questão, que será a autoridade 🌜 máxima da partida e o encarregado de fazer cumprir as regras do jogo. Todas as decisões do árbitro são definitivas. Somente ele 🌜 pode modificar uma decisão, sempre que não tenha retomado o jogo ou a partida tenha sido finalizada. Além disso tem a 🌜 ganhar pix jogando disposição dois bandeirinhas para ajudá-lo na tomada de decisões. Possui também um quarto árbitro a seu dispor que é o 🌜 que confirma, e além disso controla os reservas e o corpo técnico. O quarto árbitro também indica as substituições e o 🌜 aumento do tempo regulamentar.[118] Para iniciar o jogo, um ou mais jogadores de uma equipe movem a bola do meio de 🌜 campo, momento quando começa a correr o tempo regulamentar. Esta situação se dá com a equipe adversária no início do segundo 🌜 tempo. Também ocorre depois de cada gol marcado, quando a equipe que o sofreu executa a ação. [116]Duração e resultado Diagrama apresentando tempos 🌜 e métodos de desempate no futebol Embora o regulamento não especifica um tempo fixo de duração das partidas, recomenda-se 90 minutos 🌜 por jogo, divididos em dois tempos de 45 minutos, com quinze minutos de intervalo entre ambos os períodos. Cada competição fixa 🌜 um tempo para cada partida da mesma, mas durante elas sempre perde-se tempo de jogo por várias razões, como substituições 🌜 e faltas. Por isso o árbitro principal de cada jogo pode adicionar minutos extras em cada tempo.[116] O objetivo do desporto é 🌜 marcar mais golos que o rival. Considera-se que uma equipe marcou um gol quando se introduz a bola por completo entre 🌜 as traves verticais e por debaixo do travessão do rival, sempre e quando não é cometido uma infração às regras 🌜 do jogo previamente. O gol é a única forma de marcar no futebol, situação que não ocorre em outros códigos de 🌜 regras do futebol. Se ambas as equipes marcam o mesmo número de golos, a partida é considerada empatada.[119][120] Em muitos casos, quando 🌜 a partida termina em empate, busca-se alguma forma para que uma da equipes seja considerada vencedora do jogo, e para 🌜 alcançar isto existem várias formas. Se a partida fica empatada, pode-se jogar uma prorrogação, que é constituída de dois tempos, geralmente 🌜 de 15 minutos cada um, dando-se continuidade à partida inicial. Além disso, existiam duas formas em que a prorrogação termine antes 🌜 do tempo previsto: o morte súbita (gol de ouro) e o gol de prata. Esses métodos foram abolidos em 2004.[121] Se a 🌜 igualdade persistir, ocorrerá uma disputa por pênaltis, que consiste em cada equipe execute cobranças de pênalti de forma alternada até 🌜 totalizar cinco cada uma. Se ao término das dez cobranças a igualdade permanecer, se continuará cobrando um pênalti por equipe até 🌜 que se defina um vencedor.[122] A baliza do futebol, onde se marcam os golos. A utilização da prorrogação e da disputa por 🌜 pênaltis é uma forma muito utilizada no futebol contemporâneo, sendo o principal exemplo disso as fases eliminatórias da fase final 🌜 da Copa do Mundo FIFA. Em algumas competições é realizada a cobrança de pênaltis logo após o término do tempo regulamentado, 🌜 sem passar por uma prorrogação. Um bom exemplo deste sistema são as fases eliminatórias da Copa América.[109] Em todos estes exemplos se 🌜 joga uma única partida, mas existem outros torneios onde as fases eliminatórias são jogadas em duas partidas, as chamadas partidas 🌜 de ida e volta. Para determinar se a chave (ambas as partidas) terminou em empate, são somados os golos a favor 🌜 de ambas as equipes nas duas partidas, e se resultam no mesmo número de golos para cada uma das duas 🌜 equipes, diz-se que a chave terminou empatada. Em alguns casos, se a chave termina empatada, utiliza-se um sistema de desempate com 🌜 prorrogação ou pênaltis, que são realizados ao término da segunda partida da chave.[109] Em algumas chaves eliminatórias considera-se outra forma de 🌜 desempate prévio à prorrogação ou os pênaltis: os golos do visitante. Se ao término de ambas as partidas ninguém supera o 🌜 rival em número de golos, conta-se o número de golos convertidos por cada time na partida que jogou como visitante. Se 🌜 uma equipe marca mais golos como visitante depois de jogadas as partidas, será a vencedora da chave, mas se persistir 🌜 o empate também nesse critério, realizar-se-a a prorrogação e disputa de pênaltis. Um exemplo deste sistema são as fases eliminatórias da 🌜 Copa Libertadores da América.[109] Faltas e reinício do jogo O árbitro advertirá a um jogador quando este comete uma infração que deva 🌜 motivar esta advertência As faltas na área são punidas com um pênalti. Cada vez que um jogador golpeie ou tenta golpear outro 🌜 jogador, o empurre, o retenha para obter vantagem, cuspa-no ou toque a bola com seus membros superiores (exceto o goleiro), 🌜 o árbitro marcará um tiro livre direto a favor da equipe que recebeu a infração, que se realizará desde o 🌜 local da infração. Se ocorrer dentro de uma das áreas, independentemente da posição da bola, e se esta estava em jogo, 🌜 é marcado um pênalti contra a equipe infratora.[123] Se um jogador joga de forma perigosa, dificulta a um adversário ou impede 🌜 o goleiro de pegar a bola com suas mãos, é marcado um tiro livre indireto a favor da equipe que 🌜 recebeu a infração, que será cobrado do local onde ocorreu a infração. Além disso, será marcado um tiro livre indireto se 🌜 o goleiro manter a bola em suas mãos por mais de seis segundos ou tocar a bola logo depois de 🌜 tê-la tocado e a soltado (exceto se o árbitro entender que não havia como não soltá-la), tê-la recebido de um 🌜 companheiro ou diretamente de um arremesso lateral.[123] Um jogador poderá receber um cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão), se cometer algumas 🌜 infração das especificadas no regulamento. Se um jogador recebe um cartão vermelho, será expulso de campo e não poderá ser substituído 🌜 por outro. Se um jogador recebe dois cartões amarelos em uma mesma partida, receberá um cartão vermelho e será expulso. Os cartões 🌜 são uma forma de fazer o cumprimento das regras do jogo pelos jogadores.[123] Se a bola sai de campo pela linha 🌜 de fundo logo após ser tocada por um jogador da equipe que está na defensiva, será concedido uma cobrança de 🌜 escanteio ao time rival. Se for tocada pela última vez por um jogador do time atacante, será concedido um tiro de 🌜 meta à equipe adversária. [124] Caso a bola sai de campo por uma das linhas laterais, o time adversário ao do 🌜 jogador que tocou-a pela última vez terá direito a um arremesso lateral.[125]Impedimento Ver artigo principal: Impedimento O impedimento é uma regra para 🌜 impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela 🌜 bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre 🌜 si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.[119] Quando um jogador não está em posição 🌜 de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um 🌜 goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.[119] As exceções à regra do impedimento são unicamente os casos 🌜 de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe 🌜 encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola. [119]Esquemas táticos Examplo de um esquema tático: o 4-4-2. Formado 🌜 por quatro zagueiros, quatro meio campistas e dois atacantes As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, 🌜 com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:[126] O guarda-redes ou 🌜 goleiro é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las 🌜 dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para recolocá-la em jogo. A ganhar pix jogando função é impedir 🌜 que a bola passe pelas traves da baliza. ou é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as 🌜 mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para 🌜 recolocá-la em jogo. A ganhar pix jogando função é impedir que a bola passe pelas traves da baliza. Os centrais ou zagueiros têm a 🌜 função de ajudar o goleiro a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários. ou têm a função de ajudar o 🌜 a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários. Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o goleiro a proteger 🌜 a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do 🌜 campo. ocupam as laterais do campo. Também ajudam o goleiro a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a 🌜 bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo. Os médios , meias , meio campistas têm basicamente a 🌜 função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto na marcação como nas jogadas 🌜 ofensivas. , , têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto 🌜 na marcação como nas jogadas ofensivas. O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o gol logo estão normalmente 🌜 no campo adversário. As posições definem a área do campo de atuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores 🌜 podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os goleiros têm uma mobilidade menos versátil por ganhar pix jogando função, mas também podem 🌜 participar de cobranças de faltas e escanteios.[126] O número de jogadores em cada posição define o esquema tático do time, sendo 🌜 os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleção italiana, no entanto, foi campeã da Copa 🌜 do Mundo FIFA 2006 utilizando o esquema tático 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, 🌜 por exemplo, significa que a Itália jogava com quatro jogadores mais defensivos( incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser 🌜 mais ofensivos, sendo aí chamados no Brasil de alas), 4 médios, 1 médio ofensivo e 1 avançado ou ponta de 🌜 lança.[126] Outras variedades do futebol Existem dois tipos de variação futebolística: Os que têm regras herdadas da Football Association (criada em 1863), 🌜 descendem principalmente do association football (traduzido em português como futebol associado, mas que com o tempo ficou a ser conhecido 🌜 simplesmente como futebol); e o segundo, com regras herdadas do Rugby Football Union (criada em 1871 por 21 clubes ingleses 🌜 que se opuseram à regra de não poder colocar a mão na bola), descendem principalmente do rugby football (traduzido em 🌜 português como futebol râguebi, mas que com o tempo ficou conhecido simplesmente como râguebi), e acabaram por formar desportos característicos 🌜 quase que exclusivamente de países anglófonos.[127] O futebol possui diversos desportos derivados das regras estabelecidas pela FIFA (originalmente pelo The Football 🌜 Association) e pelo International Rugby Board (originalmente pelo Rugby Football Union, não reconhecido em países neolatinos como tipos oficiais de 🌜 futebol); ambos possuindo em ganhar pix jogando maioria versões modificadas das regras para determinado piso (areia, quadra) ou ao tamanho ou característica 🌜 destas (paredes ao invés de laterais, campos gramados menores). [127]Futebol de salão Ver artigo principal: Futsal O futebol de salão ou futsal é 🌜 jogado entre duas equipes de 5 jogadores cada uma, sendo um deles o goleiro. É disputado em dois tempos de 20 🌜 minutos cada um. Cada jogo é realizado sobre uma superfície de material sólido com cerca de 40 por 20 m. As outras 🌜 regras são praticamente iguais às do futebol tradicional, com poucas diferenças, como a ausência do impedimento e o uso dos 🌜 pés para cobrar os arremessos laterais.[128] Desde 1989 é realizado o Campeonato Mundial de Futsal, equivalente à Copa do Mundo FIFA 🌜 para este desporto, que também é organizado pela FIFA. [129]Futebol de areia Assim como o futsal, o futebol de areia possui grandes 🌜 semelhanças com o futebol tradicional. Participam duas equipes de cinco jogadores cada uma, sendo um deles o goleiro. Joga-se num campo de 🌜 cerca de 35 por 25 m, que é coberto inteiramente por areia. Cada partida é constituída de três tempos de 12 🌜 minutos cada um e, diferentemente de outras variantes do futebol, o tempo para quando o árbitro marca um tiro livre, 🌜 marca um pênalti ou consta que um jogador está fazendo o tempo passar de forma inapropriada. Todos os tiros livres são 🌜 diretos e sem barreira da equipe adversária. Se um jogador recebe dois cartões amarelos, receberá um cartão azul e deverá sair 🌜 do campo de jogo por 2 minutos, sem poder ser substituído por outro jogador. Se um jogador recebe um cartão vermelho 🌜 ou três amarelos, será expulso e não poderá ser substituído por outro. Os arremessos laterais podem ser executados com os pés. As 🌜 outras regras são praticamente iguais às do futebol tradicional.[130] A competição mais importante atualmente é a Copa do Mundo de Futebol 🌜 de Areia, que é disputada desde 1995, ainda que somente a partir de 2005 sob a organização da FIFA. [131]Futebol de 🌜 pântano É uma variação do futebol tradicional. O esporte teve origem na Finlândia, mas foi no Reino Unido que ganhou um campeonato 🌜 mundial.[132] Futebol paraolímpico Atualmente, particularmente nos Jogos Paraolímpicos, existem duas versões do futebol adaptadas a pessoas com algum tipo de deficiência: o 🌜 futebol de cinco, para pessoas que sofrem de cegueira, e o futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral. Utilizam-se as 🌜 regras similares às do futebol tradicional e às do futsal, mas com modificações para adaptá-las à deficiência em questão.[133][134] O futebol 🌜 de cinco é jogado entre duas equipes de cinco jogadores cada uma, onde um deles, o goleiro, não pode sofrer 🌜 de cegueira total (cegueira B-1). Para evitar fraudes, os 4 jogadores de campo usam uma venda sobre seus olhos, independentemente de 🌜 seu nível de cegueira. É jogado em dois tempos de 25 minutos cada um. O campo de jogo possui um formato retangular, 🌜 seu comprimento é de 38 a 42 m e ganhar pix jogando largura possui entre 18 e 22 m. Possui uma baliza, uma 🌜 grande área e outras características similares à do futebol tradicional. Utiliza-se uma bola que ao girar sobre si mesma emite um 🌜 som claramente identificável pelos jogadores. O objetivo do jogo é marcar mais golos que o adversário e para isto deve-se passar 🌜 a bola pela baliza do rival, utilizando qualquer parte do corpo, exceto os membros superiores. Como no futebol tradicional, cada jogo 🌜 é controlado por vários árbitros, que são encarregados de fazer cumprir as regras e punir aos jogadores se for necessário.[133][135] O 🌜 futebol de sete é praticamente igual ao futebol tradicional. As diferenças mais notórias são o fato de o campo e as 🌜 balizas serem menores, o número de jogadores por equipe (7 ao invés de 11), a inexistência da regra do impedimento 🌜 e a liberdade para efetuar um arremesso lateral da forma que o jogador preferir. Somente podem participar jogadores que sofram paralisia 🌜 cerebral de classe 5 a 8.[134]Showbol Ver artigo principal: Showbol O Showbol é muito parecido com o futsal, mas em um campo 🌜 menor. Foi criado em 2007 e, ainda que não é muito conhecido pelo mundo, na América do Sul ganhou muitos adeptos. A 🌜 ideia foi divulgada pelos ex-jogadores Diego Armando Maradona (argentino) e Iván Zamorano (chileno). Basicamente é uma espécie de "Show" a base 🌜 do futebol; onde os jogadores são reconhecidos ex-jogadores de futebol tradicional. Há várias seleções de Showbol, destacando-se a argentina, a chilena, 🌜 a peruana, a uruguaia, a brasileira e a mexicana. [136]Outras variantes Um jogador efetua uma bicicleta durante um jogo de bossaball na 🌜 Espanha. À parte de todas as variantes supracitadas, existem outros desportos que possuem grandes semelhanças com o futebol tradicional ou que 🌜 mesmo combinam aspectos de outros desportos, ainda que as regras dos mesmos variam de acordo com o local onde são 🌜 jogados e aos meios disponíveis. O jogo denominado bossaball ou futevôlei inflável combina aspectos do futebol tradicional e do voleibol. Baseado nas 🌜 regras do voleibol, é jogado sobre uma superfície de colchões infláveis e camas elásticas, o que permite maior número de 🌜 toques e uma maior disputa pelos pontos nos saltos. Joga-se entre duas equipes de até 5 jogadores, que devem passar a 🌜 bola por cima da rede utilizando qualquer parte de seu corpo, mas com um número limitado de toques.[137] O futetênis, como 🌜 o nome indica, combina aspectos do futebol tradicional e o ténis. É jogado sobre um terreno similar ou igual ao campo 🌜 de ténis, onde cada uma das duas equipes deve passar a bola por cima da rede utilizando a cabeça e 🌜 os pés. A altura da rede pode variar, com que o terreno poderia ser substituído por uma quadra de voleibol.[138] Nos Estados 🌜 Unidos também foi criado o footbag, esporte que tem por objetivo manter uma pequena bola no ar por meio de 🌜 chutes. [139] Uma adaptação deste esporte é o futebol de saco, criado no Brasil,[140] que guarda uma semelhança com o tênis 🌜 e futevôlei.[141][142] Variações Independentes Futebol Society: Variação jogada em campos gramados (ou artificiais) menores, com pelo menos sete m de cada lado. Já 🌜 existem campeonatos amadores na América do Sul.[ 143 ] Futebol de Salão Fifusa: Muitíssimo parecido com o Futsal, é decorrente de 🌜 uma rixa entre a FIFA e a FIFUSA que era a única federação internacional de futebol de salão, As regras 🌜 são consideradas mais clássicas, tendo a bola um pouco menor e mais pesada, entre outras diferenças.[ 144 ] Rush goalie: Praticado 🌜 na Europa, Basicamente é um futebol Society onde a posição de guarda-redes não é definida podendo ser desempenhada por qualquer 🌜 um dos jogadores mas não ao mesmo tempo. Em algumas variedades o guarda-redes temporário tem de avisar com um grito que 🌜 está assumindo a posição.[ 145 ] Variações do râguebi nomeadas como futebol Estes desportos surgiram como tipos de râguebi do desmembramento do 🌜 Rugby Football Union do Football Association em 1871 (na Inglaterra), para proteger a tradição dos clubes ingleses que permitiam o 🌜 futebol em que pode-se colocar as mãos na bola; em algumas línguas também são nomeadas como futebol. A variedade mais conhecida 🌜 é o futebol americano, também conhecido em alguns países anglófonos como gridiron, que é uma ramificação do râguebi praticado nos 🌜 Estados Unidos. [146] Há também o futebol canadense, que é parecido com o futebol americano, mas preservou algumas regras originais do 🌜 râguebi inglês;[147] o futebol australiano, que é uma ramificação do râguebi praticado nos países da Oceania;[148] e o futebol gaélico, 🌜 conhecido também como Peil ou Caid, que é praticado na Irlanda e aparenta-se, grosso modo, como uma mistura de futebol, 🌜 râguebi e andebol.[149] Jogos de mesa e outros Jovens jogam futebol de mesa em Nova Iorque. Um dos jogos de mesa mais tradicionais 🌜 relacionados com o futebol é o futebol de mesa ou matraquilhos. O mesmo é constituído de uma mesa com uma réplica 🌜 de campo de futebol em seu interior, a qual possui vários bonecos representando os futebolistas. A mesa é atravessada por uma 🌜 série de barras rotativas onde se encontram os jogadores. Cada uma das equipes tem suas barras de forma alternada. Essas barras são 🌜 giradas com as mãos através de borrachas localizadas nas extremidades das barras. Embora este jogo possua caráter informal, particularmente por suas 🌜 regras e o formato da mesa, existe uma organização chamada International Table Soccer Federation, que estipula regras[150] e organiza campeonatos 🌜 de forma regular.[151] Também vale ressaltar o subbuteo, um jogo de mesa similar ao futebol de mesa, onde a principal diferença 🌜 é que os jogadores não se encontram presos em uma barra, mas sim apoiados individualmente sobre uma espécie de pedestal 🌜 de forma côncava. Para que um jogador possa mover a bola deve-se pegar com o dedo um dos bonecos para que 🌜 este golpeie o esférico.[152] O futebol também tem uma grande importância para programação de videojogos e robôs. Em relação a videojogos destacam-se 🌜 simuladores como FIFA e Pro Evolution Soccer (também conhecido como Winning Eleven), os quais permitem simular encontros de futebol controlando 🌜 os movimentos dos futebolistas, e outros como Football Manager e Brasfoot, os quais permitem controlar equipes como dirigentes e técnicos. Também 🌜 existem competições como a RoboCup, que simulam partidas de futebol utilizando pequenos robôs.[153] Entidades organizadoras O corpo diretor do futebol a nível 🌜 internacional é a Federação Internacional de Futebol (Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo seu acrônimo FIFA, com sede 🌜 em Zurique, Suíça. Este organismo se sustenta em cinco princípios principais para garantir o bom desenvolvimento do desporto: melhorar o futebol 🌜 desde seu caráter universal, educacional e cultural, assim como melhorar os valores humanos que sustentam o mesmo; organizar competições do 🌜 desporto; elaborar um regulamento para manter o espírito do jogo; controlar as distintas formas de futebol, adotando medidas para melhorar 🌜 as mesmas; e impedir certas práticas que afetem a essência do desporto.[154] A FIFA não se dedica unicamente nos detalhes organizativos 🌜 do desporto, mas também promove melhorias na infraestrutura futebolística de cada país, particularmente nos mais pobres, por meio do Programa 🌜 Goal. O mesmo inculca aspectos táticos, técnicos, de saúde e organizativos às populações desses países, ajudando-os no crescimento do futebol interno. O 🌜 Programa não financia a construção de estádios, mas apoia financiando centros de treinamento, material para treinar e elementos de oficina 🌜 para as associações. [155] Atualmente 185 associações nacionais são beneficiadas pelo programa, que completou ou está organizando 292 projetos.[156] Devido ao constante 🌜 crescimento da FIFA, foram criadas ao longo da história seis confederações regionais, cujos objetivos são similares aos da FIFA. As mesmas 🌜 estão encarregadas de coordenar todos os aspectos do desporto em cada região. Para que uma associação seja membro de uma confederação, 🌜 não deve necessariamente ser afiliada à FIFA.[65] Por ganhar pix jogando vez, dentro de cada confederação há associações de futebol, que representam um 🌜 país e, em algumas ocasiões, um território ou estado não reconhecido internacionalmente. Salvo casos excepcionais, há somente uma associação por país 🌜 ou território, e em caso de existir mais de uma, somente uma pode estar afiliada a ganhar pix jogando confederação. [157] Em alguns 🌜 casos a associação principal do país tem afiliadas a ela outras sub-associações para ajudá-la na organização do desporto. [158] Cada associação 🌜 organiza o futebol de seu país independentemente de ganhar pix jogando confederação, mas em alguns casos, por exemplo, para classificar clubes para 🌜 torneios internacionais, ditos clubes devem estar garantidos pela associação ante a confederação. Em alguns casos, uma equipe pode estar afiliada direta 🌜 ou indiretamente a uma associação sem estar afiliada a uma confederação. Também é necessário mencionar a NF-Board, organização que agrupa as 🌜 associações não afiliadas nem à FIFA, nem à nenhuma de suas confederações. A grande maioria de suas associações pertencem a territórios 🌜 e estados não reconhecidos politicamente a nível internacional. A única competição desse organismo é a Copa do Mundo VIVA.[159][160] Principais competições internacionaisSeleções Em 🌜 nível de seleções nacionais, o torneio mais importante é a Copa do Mundo FIFA de Futebol, que é disputada desde 🌜 1930. [15] Antes da criação da Copa do Mundo, particularmente durante os anos 1920, a competição de futebol dos Jogos Olímpicos 🌜 era considerada a principal competição do desporto, ainda que atualmente se mantém como um torneio secundário onde se permitem jogadores 🌜 menores de 23 anos, com até três jogadores que extrapolem esse limite de idade por equipe. No futebol feminino, o equivalente 🌜 à Copa do Mundo é a Copa do Mundo de Futebol Feminino.[161] A nível das confederações da FIFA, os torneios mais 🌜 importantes são a Copa América (América do Sul) e Eurocopa (Europa),[162][163] e; embora com menos importância, a Copa Africana de 🌜 Nações (África),[164] a Copa Ouro da CONCACAF (Américas do Norte, Central e Caribe),[165] a Copa Asiática (Ásia)[166] e a Copa 🌜 das Nações da OFC (Oceania).[167] O torneio mais importante para jogadores jovens é a Campeonato Mundial de Futebol Sub-20,[168] que recebe 🌜 equipes classificadas do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 (América do Sul),[169] do Campeonato Europeu de Futebol Sub-19 (Europa),[170] do Campeonato 🌜 Juvenil da CAF (África),[171] o Campeonato Sub-20 da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe),[172] o Campeonato Juvenil da AFC 🌜 (Ásia)[173] e o Campeonato Sub-20 da OFC (Oceania).[174]Clubes Em cada país os clubes de futebol frequentemente afiliam-se a associações ou ligas 🌜 que organizam torneios oficiais entre eles, de onde surgem os campeões nacionais e as equipes que participarão de torneios internacionais. Não 🌜 existe um sistema único de torneios e cada liga nacional os organiza de acordo a suas tradições. Em geral, a maioria 🌜 dos países tem dois torneios principais no ano: Brasil (Brasileirão e Copa do Brasil),[175] Espanha (Liga e Copa do Rei),[176] 🌜 Itália (Série A e Copa Itália),[177] etc. Em alguns casos os campeões de ambos os torneios disputam "supercopas" anuais e "recopas" 🌜 entre si. A Inglaterra tem um sistema de campeonato principal (a Premier League) e em seguida várias copas nas que participam 🌜 equipes de distintas divisões. [178] O Brasil tem um sistema de campeonatos estaduais, além de ter um Campeonato Nacional (Brasileirão) e 🌜 a Copa do Brasil. No México existe somente um campeonato anual dividido em dois torneios semestrais (Apertura e Clausura).[179] Internacionalmente, a competição 🌜 mais importante historicamente foi a Copa Intercontinental,[180] que foi substituída em 2000 pelo Copa do Mundo de Clubes da FIFA. [181] 🌜 A nível continental as competições mais importantes são a Copa Libertadores da América (América do Sul) e a Liga dos 🌜 Campeões da UEFA (Europa), torneios cujos vencedores disputavam a Copa Intercontinental. A partir de 2000, a recém-criada Copa do Mundo de 🌜 Clubes da FIFA recebe também os vencedores da Liga dos Campeões da CAF (África), da Copa dos Campeões da CONCACAF 🌜 (América do Norte, América Central e Antilhas), a Liga dos Campeões da AFC (Ásia) e a Liga dos Campeões da 🌜 OFC (Oceania), além do campeão nacional do país-sede. [182] Também a nível continental destacam-se as competições secundárias da América do Sul 🌜 e Europa: a Copa Sul-americana e a Liga Europa da UEFA respectivamente. Doping Os esforços contra a dopagem bioquímica (doping) no futebol 🌜 remontam a 1966, quando a FIFA foi uma das primeiras federações internacionais a criar regras para controlar o mesmo. [183] Anualmente 🌜 são feitos 20000 testes antidoping em jogadores do mundo todo, dos quais entre 80 e 90 dão resultados positivos, principalmente 🌜 pelo uso de cocaína ou maconha. [184] Entende-se por dopagem positiva o seguinte: Somente deve ser falado em resultado de dopagem positivo 🌜 se o laboratório identifica a presença de uma substância proibida, seus metabolitos, marcadores ou evidências do uso de um método 🌜 proibido que não foi aprovado mediante uma IUT (Isenção por Uso Terapêutico) ou quando não se originam naturalmente no organismo.[ 🌜 185 ] O procedimento para um exame anti-doping se inicia no intervalo de uma partida, quando são sorteados os jogadores por 🌜 equipe. Quinze minutos antes do término do jogo é entregue um envelope com os sorteados para os delegados no campo, identificados 🌜 por um jaleco branco com uma cruz verde, que divulgam os sorteados (um por equipe). Uma vez finalizada a partida informam 🌜 aos dois jogadores sorteados que devem dirigir-se ao local de testes para serem controlados. Os jogadores expulsos durante o jogo também 🌜 podem ser citados. Mais tarde os jogadores selecionados deverão dar uma amostra de urina. Antes disso, os selecionados não podem se dirigir 🌜 aos seus vestiários, e sim a uma sala onde podem beber bebidas não alcoólicas e tomar banho. A amostra tomada por 🌜 um profissional do mesmo sexo que o do jogador é mandada a um laboratório para análise.[186] Caso o resultado da mostra 🌜 seja positivo, o relatório é enviado para a Subcomissão do Controle de Dopagem Bioquímica da FIFA, que investigará a autenticidade 🌜 do estudo e, uma vez aprovado, passa para a responsabilidade do diretor do controle de dopagem da FIFA, que verificará 🌜 a informação para autorizar seu envio à Comissão Disciplinar, à Comissão de Medicina Desportiva e ao clube a qual pertença 🌜 o jogador. A Comissão Disciplinar decidirá que pena será aplicada ao jogador.[187] Talvez o caso mais conhecido de dopagem bioquímica no futebol 🌜 foi o de Diego Armando Maradona, que depois de uma partida válida pela Copa do Mundo FIFA de 1994, nos 🌜 Estados Unidos, foi selecionado para a realização do teste. Sua mostra deu positiva e foi aplicada uma pena de 15 meses.[188]Violência Cartaz 🌜 localizado no Camp Nou de Barcelona que proíbe a entrada com objetos que podem ser usados de forma violenta. A violência 🌜 no futebol é quase tão antiga quanto o próprio desporto. Suas origens remontam aos jogos de futebol escolar durante a Idade 🌜 Média, que se caracterizavam por não terem regras e pelo uso desmedido da violência. Em 1314 foi criada a primeira restrição 🌜 desse desporto para evitar a crescente onda de violência que ele criava. [189] A primeira manifestação de violência no futebol moderno, 🌜 de 1863 em diante, ocorreu em 1885, quando uma partida entre as equipes inglesas de Preston North End e Aston 🌜 Villa acabou em uma brutal luta entre jogadores de ambas equipes.[190] Os grupos violentos de uma torcida recebem várias denominações, mas 🌜 destacam-se alguns como barra bravas, hooligans ou ultras. Na América do Sul um dos países que mais têm sido afetados pela 🌜 violência no desporto é a Argentina, que ao longo de ganhar pix jogando história teve mais de 220 casos de vítimas fatais 🌜 de incidentes em campos de futebol e seus arredores. [191] Na Itália a violência relacionada com futebol vai ainda mais longe. Os 🌜 denominados ultras italianos caracterizam-se por seus insultos racistas e inclusive pela fabricação de armamentos para as batalhas que efetuam antes, 🌜 durante e depois das partidas.[192] A violência no futebol resultou em situações ainda piores, como a chamada Guerra do Futebol. Esse conflito 🌜 armado teve como estopim uma série de jogos disputados pelas seleções de futebol de El Salvador e Honduras, válidos pelas 🌜 eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1970, que foi disputada no México.[193] Para evitar estes problemas, a FIFA promove uma 🌜 campanha chamada Fair Play ou Jogo Limpo, que convida os participantes deste desporto para mostrar valores que fazer crescer o 🌜 futebol. [194] Anualmente a FIFA entrega um ou mais prêmios a pessoas, clubes, associações ou entidades de qualquer natureza que transmitem 🌜 os valores do Fair Play. [195]Ver tambémNotas ↑ Há ainda as variações futebol associação, futebol associativo, futebol de associação e futebol da 🌜 associação. ↑ Dentro de um mesmo clube podem existir várias equipes, como categorias de base e equipes filiais. ReferênciasLigações externas Federações e confederações I refer to all the days as "Bonus Days." Now that I am in my golden years I refer to them as "Double Bonus Days!" |
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