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Victor Andrade de Melo

Mestre em Educação Física - Universidade Estadual de Campinhas

Doutorado em Educação Física - Universidade Gama Filho Resumo

Este ❤️ estudo objetiva buscar possíveis representações sobre o esporte na sociedade carioca do século XIX.

O Rio de Janeiro foi escolhido devido ❤️ a deposito de 1 real bet importância no cenário nacional, como sede do governo e principal porto de entrada do País.

O século XIX foi ❤️ escolhido por ter abrigado os primórdios da prática esportiva em solos brasileiros.

O Turfe foi provavelmente o primeiro esporte (no sentido ❤️ moderno) a realmente se estabelecer no Brasil, sendo também o que apresentou primeiramente uma organização mais estruturada e uma forte ❤️ inserção social.

Para o desenvolvimento do estudo, estive inspirado teoricamente pelas proposições historiográficas de E.P.

Thompson e Carlo Ginzburg.

A conclusão básica é ❤️ de que o turfe era encarado como forma de diversão pelos membros dos grupos analisados, entretanto com peculiaridades ligadas ao ❤️ interesse e/ou status social de cada grupo.

Unitermos: Turfe, História do Esporte.Abstract

This study seeks to identify possible representations about sport in ❤️ 19th century carioca society.

Rio de Janeiro was chosen because it was the seat of Brazilian Government and the principal city ❤️ in the country.

19th century was important because in that time we can find the first moments of sport in Brazil.

Turf ❤️ was probably the first (modern) sport in Brazil.

In that time, turf's clubs were already very organised and structured.E.P.

Thompson and Carlo ❤️ Ginzburg were used as methodological/historiographical inspiration.

The basic conclusion is that turf was considered a kind of amusement, but with different ❤️ emphasis according to specific interests and social status of each group.

Key words: Turf, History of Sport.

Introdução

Não existe um consenso em ❤️ torno do conceito de 'esporte'.

Basta elencarmos autores como Manoel José Gomes Tubino (1987), Mauro Betti (1991), Valter Bracht (1992) e ❤️ Alfredo Gomes de Faria Júnior (1997), entre muitos possíveis, que vamos perceber diferentes perspectivas, diferentes visões de mundo, diferentes definições.

Parece ❤️ ser, logo, procedimento necessário e usual que ao se abordar a prática cultural 'esporte', se busque uma definição possível, para ❤️ que se possa referenciar claramente as reflexões a serem feitas.

Estas definições, entretanto, são normalmente sintetizadas no interior do mundo acadêmico, ❤️ de acordo com deposito de 1 real bet lógica de produção e dos interesses/visões de mundo que se contrapõem.

Com certeza, a população como um ❤️ todo concede significados e sentidos diferenciados a tal prática cultural, a partir de uma lógica diversa e influenciada por outras ❤️ estruturas; algumas até mesmo questionadas no interior da academia.

Enfim, observamos de fato maneiras diferenciadas de compreender determinado objeto social.

Esse estudo ❤️ está fundamentalmente interessado na seguinte maneira: como será que cotidianamente as pessoas se posicionam e constroem representações em relação ao ❤️ esporte? Que representações seriam essas? Especificamente, este estudo objetiva buscar possíveis sentidos e percepções sobre o turfe na sociedade carioca ❤️ do século XIX, primórdios desta prática esportiva na cidade.

Cabe, introdutoriamente, um esforço de delineamento do trabalho.

O Rio de Janeiro foi ❤️ escolhido devido a deposito de 1 real bet importância no cenário nacional da época.

Sede do governo, a cidade era o principal porto de entrada ❤️ do País.

Pelo Rio de Janeiro chegavam os produtos industrializados e refinados do 'mundo civilizado europeu', bem como modas e costumes, ❤️ novas práticas culturais usuais.

Era comum na cidade, entre os membros das classes mais privilegiadas -principalmente entre os homens- o estudo ❤️ de língua estrangeira.

Alternavam-se francês e alemão entre as línguas mais influentes, embora o inglês estivesse bastante presente no mundo dos ❤️ negócios.

Eram importados juntos com as comidas e perfumes, livros e jornais que sem dúvida tinham grande penetração e influência na ❤️ cidade.

As roupas e penteados franceses eram usuais, com o inevitável atraso peculiar dos países que importam bens culturais, acrescentado da ❤️ demora e dificuldade de chegada de informações peculiares naquele momento.

Assim, é possível e provável que o esporte (compreendido no seu ❤️ sentido moderno, no sentido de campo esportivo1 ) tenha chegado ao Rio de Janeiro entre essas manifestações culturais.

Exatamente nesse sentido, ❤️ o século XIX é bastante peculiar para o Brasil.

Após a independência de Portugal, paulatinamente nossos imperadores, sobretudo D.

Pedro II, começam ❤️ a encabeçar um processo de busca de consonância com os países do 'mundo civilizado'.

Preconiza-se a necessidade de 'civilizar' o Brasil, ❤️ tornando-o aceito no rol das grandes nações do mundo.

Essa idéia, sem dúvida, traz mudanças significativas para o cenário cultural brasileiro ❤️ a partir da segunda metade do século XIX.

Nesse contexto, a manifestação cultural esportiva pode, a partir de então, ter encontrado ❤️ terreno fértil e possibilidades de se estabelecer no País.

Obviamente, havia contexto favorável à implementação do esporte também pela mudança da ❤️ estrutura econômica nacional, pelo desenvolvimento da industrialização, pelo crescimento da zona urbana e pelo surgimento de uma classe média empresarial ❤️ no Brasil, fenômenos ainda bastante precoces e iniciais no final do século XIX.

O Turfe foi escolhido para tópico desse ensaio, ❤️ dado que pesquisas anteriores mostram que foi o primeiro esporte (no sentido moderno) a realmente se estabelecer no Brasil, sendo ❤️ também o que apresentou primeiramente uma organização mais estruturada e uma forte inserção social, manifesta inclusive em deposito de 1 real bet presença na ❤️ imprensa da época, na afluência de grande público aos hipódromos (desde os mais populares até a família Real e depois ❤️ presidencial) e no impacto que tinha nas estruturas cotidianas da cidade2 .

O turfe foi a primeiro esporte estabelecido até mesmo ❤️ por ser mais aceito devido a seu caráter aristocrático e social.

O remo também foi um dos esportes de primeiro momento ❤️ no Rio de Janeiro do século XIX, mas não será considerado aqui por um motivo básico: se estabelece realmente a ❤️ partir de uma outra forte mudança nos padrões culturais da cidade, provavelmente sendo seguidas de mudanças nas representações em torno ❤️ do esporte.

O remo somente passa a ser mais aceito quando os padrões de estética e saúde mudam, passando a permitir ❤️ a diversão em torno de homens 'praticamente nus' para a época.

Isso tem relação com os primeiros ventos de preocupações higienistas ❤️ e de saneamento da cidade.

No que concerne a representações, acreditamos que turfe e remo tragam informações bastante diferenciadas, embora de ❤️ forma alguma excludentes.

Somente por um esforço de delineamento, optamos nesse trabalho por resumir nossas percepções ao turfe, até mesmo por ❤️ dispormos de maior número de fontes que possam permitir o alcance de nossos intuitos.

Ao analisar possíveis representações não podemos considerar ❤️ a sociedade como homogênea.

Assim, optamos por identificar tais representações entre alguns grupos relativamente homogêneos que se apresentavam no interior da ❤️ sociedade daquela época.

Os grupos de análise não foram dados a priori.

Foi no decorrer do próprio estudo que foram se configurando.

Logo, ❤️ não foram definidos por um critério único de classe ou categoria, embora esses critérios existam no interior de cada grupo.

Também, ❤️ dessa forma, não são excludentes.

É permitido e possível que os grupos possam comportar membros de outros grupos, devido a razões ❤️ de natureza diversa.

A interação no interior dos diversos grupos estabelece complicações indubitavelmente relevantes e interessantes nas representações.

Preferimos, contudo, nos restringir ❤️ a identificações mais simples.

Podemos exemplificar para ficar mais claro.

Os grupos a serem analisados são: imprensa, organizadores das competições, mulheres, negros ❤️ e camadas populares (classe trabalhadora).

Note-se que os critérios são bastante diferenciados, sendo ora de gênero, ora étnicos, econômicos e até ❤️ mesmo funcionais.

Mas estes grupos foram construídos no interior e a partir dos dados obtidos na pesquisa.

Sendo assim, é possível que ❤️ alguns membros freqüentem mais de um desses grupos.

Por exemplo, sendo da classe trabalhadora e negro.

Enfim, nesse estudo, somente nos referiremos ❤️ às representações específicas de cada grupo.

Para o desenvolvimento do estudo, estive inspirado teoricamente pelas proposições historiográficas de E.P.

Thompson3 e Carlo ❤️ Ginzburg4 , referências plenamente articuláveis devido à natureza de deposito de 1 real bet reflexão.

Em linhas bem gerais, para não incorrer na impropriedade de ❤️ ficar explicando um determinado referencial teórico quando o assunto central é outro, podemos dizer que os autores se preocupam em ❤️ identificar nas estruturas cotidianas, no estabelecimento da ordem e das estruturas culturais, a influência do econômico e a presença de ❤️ quebras de regularidade, peculiaridades e possíveis resistências sutis e não tão deflagradas; verdadeiras subjetivações.

Por certo, para abordar determinados assuntos sobre ❤️ essa ótica, deve-se ampliar as fontes utilizadas e em alguns casos ainda assim somente nos sobraram alguns indícios.

Nessa pesquisa foi ❤️ feito uso de jornais da época, relatos de viajantes (memorialistas), livros sobre o cotidiano da cidade que abordam de forma ❤️ tangente o tema, crônicas, fotografias e todo tipo de fonte possível, na tentativa de reconstruir de alguma forma a prática ❤️ esportiva da ocasião.Esporte - um termo

É curioso observar que no Brasil, o termo 'sport' é anterior ao próprio estabelecimento do ❤️ campo esportivo propriamente dito e encarado no sentido moderno.

Tal fato é de fácil compreensão.

Nos jornais importados e nos relatos dos ❤️ visitantes chegavam as primeiras citações e explicações sobre sport.

As primeiras manifestações começavam a ser organizadas.

Por exemplo, as primeiras evidências de ❤️ corridas de cavalos no Rio de Janeiro datam de 1810, organizadas na Praia de Botafogo por comerciantes ingleses em trânsito ❤️ pelo Brasil.

Mas, o campo esportivo ainda demoraria um pouco a se estabelecer efetivamente, até mesmo porque necessitava de condições mais ❤️ adequadas na estrutura de produção, social e cultural, paulatinamente em construção, principalmente com o surgimento e ascensão de uma classe ❤️ média brasileira.

Nesses primeiros momentos, logo, uma série de atividades, muitas vezes realizadas na tentativa de copiar as atividades européias, eram ❤️ chamadas indiscriminadamente de 'sport'.

É possível agrupar três tipos de práticas em torno do termo.

O primeiro tipo seriam as manifestações esportivas ❤️ já bem desenvolvidas e organizadas, no caminho da constituição de um campo esportivo.

Nesse grupo se destacariam o turfe e posteriormente ❤️ as regatas (remo).

No segundo tipo estariam práticas que hoje fazem parte do campo esportivo, mas na época muito embrionariamente começavam ❤️ a se estabelecer.

As corridas de velocípedes (antepassados da bicicleta) marcavam os primeiros momentos do ciclismo brasileiro.

As chamadas corridas atléticas (ou ❤️ corridas a pé) davam origem ao atletismo.

A natação dava passos ainda tímidos, mas seguros.

E o futebol era um grande desconhecido ❤️ na cidade, embora algumas escolas já estivessem a estimular deposito de 1 real bet prática.

Em geral, as competições dessas práticas esportivas utilizavam como exemplo ❤️ os modelos do turfe e do remo, quando não as instalações já existentes desses esportes mais avançados.

O último grupo era ❤️ formado por atividades que, embora na época fossem chamadas de sport, devido a deposito de 1 real bet natureza enquanto espetáculo e seu caráter ❤️ de diversão, nunca chegaram a constituir um campo esportivo.

Algumas dessas práticas obtiveram na época grande sucesso, mas hoje são vistas ❤️ com curiosidade e humor.

Por exemplo, as corridas de cachorro, as corridas de pombo correio e as brigas de galo5 .

Algumas ❤️ existem com força em outros países, mas não mais no Brasil, como as touradas.

Por fim, algumas existem até hoje sem ❤️ serem consideradas esportes, no sentido moderno do conceito, como os banhos de mar, o jogo do bicho, a ginástica não ❤️ competitiva e a patinação não competitiva, uma grande febre na cidade no quartel final do século XIX.

No nosso modo de ❤️ entender, embora inicialmente ainda não constituindo efetivamente um campo, o uso do termo sport e os termos usados ao redor ❤️ dessas práticas, denuncia um campo em formação e de alguma forma já estabelece limites de participação para a população.

Usando termos ❤️ em inglês, os organizadores das primeiras corridas de cavalos já faziam uma seleção inicial: somente quem entendia tais termos podia ❤️ comparecer para assistir às mesmas.

De alguma forma, isso já começa a ser determinante nas representações sociais a serem construídas em ❤️ torno do esporte.

Vejamos o primeiro anúncio de uma corrida de cavalos, organizada segundo os moldes atuais, publicado nos jornais cariocas ❤️ no fim do ano de 1849.

Utilizava tantos termos técnicos e em inglês que um certo Sr.

Zinker escreveu a seguinte carta ❤️ ao Jornal do Comércio (jornal de maior prestígio na época): "Sr.

Redator - Li e tornei a ler o anúncio que ❤️ saiu hoje no seu jornal e que confesso custou-me a meter-lhe dente; mas, enfim, como não tenciono ser nem joquei ❤️ branco nem preto, como não pretendo ir à Rua da Alfândega no mear cavalos, como não tenciono contestar nenhum cavalo ❤️ do país, contento-me com ter decifrado (e não fiz pouco) que há uma corrida no dia 1o de novembro no ❤️ Prado Fluminense...

e se tenho amor ao meu King Charles, devo deixá-lo em casa, pena de vê-lo às bordoadas do clerk ❤️ of the house.

Ora! Até aqui a coisa menos mal: parece-me porém que no anúncio faltam duas coisas essenciais: 1o - ❤️ Onde é o tal Prado Fluminense?; 2o - A que horas tem lugar a coisa?" (apud.COSTA, 1961, p.16).

A carta irônica ❤️ do leitor aponta algumas peculiaridades desses primeiros momentos.

Tão preocupados de seguir o modelo britânico (isso denotado constantemente nos regulamentos e ❤️ estatutos dos clubes de corrida), os organizadores acabavam esquecendo o principal: de divulgar onde era e a que horas seriam ❤️ as corridas! Os termos em negrito mostram que mesmo alguém com determinado nível cultural - basta ver a qualidade de ❤️ deposito de 1 real bet retórica - dificilmente conseguia saber ao certo o que se passava em meio a tantos termos técnicos e termos ❤️ em inglês.

Enfim, desde o início ficava estabelecido um grupo com acesso possível e apontava-se uma determinada representação.

Mas, para que o ❤️ campo esportivo viesse a realmente se estabelecer em terras brasileiras, os organizadores teriam que promover significativas mudanças de rotas em ❤️ seus planos originais.

Havia uma paradoxo aparente.

Se o campo esportivo era sinal de distinção e negócios para os organizadores e para ❤️ a aristocracia, ele somente o seria se conseguisse manter suas portas abertas.

O aspecto financeiro foi um grande obstáculo no início ❤️ e determinou o fim de muitos 'clubs'.

Para tal, precisaria de público para consumir o espetáculo.

Assim sendo, não houve alternativa: os ❤️ hipódromos deveriam ser abertos ao grande público.

Mais do que isso, o grande público deveria entender um mínimo do que estava ❤️ sendo realizado, para realmente ir aos hipódromos.

Isso é, conhecer algo, dominar alguns conceitos, mas só o suficiente para consumir o ❤️ espetáculo; não entender o consumo em si.

É como afirma Bourdieu (op.cit.): "...

sem dúvida é pela separação estabelecida entre os profissionais, ❤️ virtuoses de uma técnica esotérica, e os leigos, reduzidos ao papel de simples consumidores, e que tende a se tornar ❤️ uma estrutura profunda de consciência coletiva, que ele (o esporte) exerce seus efeitos mais decisivos: não é apenas no domínio ❤️ do esporte que os homens comuns são reduzidos aos papéis de torcedores (...

) dedicados a uma participação imaginária..." (p.173).

Assim, um ❤️ público maior passa a ter acesso ao turfe, à linguagem, aos termos.

Como os indivíduos não são passivos perante os processos ❤️ sociais, começam a elaborar e reelaborar desdobramentos dessa linguagem.

Com o tempo, a população, mesmo sem saber especificamente a origem do ❤️ termo, começa a conceder significados próprios para sport, de acordo com o lugar que ocupa na estrutura sócio-cultural.

Nos dias de ❤️ hoje, quantos saberiam que short (peça de vestuário) vem de curto em inglês? Quantos saberiam que tênis (calçado) veio de ❤️ sapatos de jogar tênis (esporte)? Quantos saberiam de onde veio a origem da palavra esporte? Não importa para nós em ❤️ nosso trabalho.

Aqui queremos saber, a partir dos desdobramentos apontados acima, quais as representações de esporte entre diversos grupos da população ❤️ carioca do século XIX.

Possíveis representações entre grupos envolvidos a) Organizadores das competições

Desde as origens, os organizadores pertenciam à aristocracia nacional ❤️ e/ou internacional.

Afirma Cássio Costa (op.cit.

) que: "Essa poderosa força esportiva, econômica e social começou no Brasil há mais de um ❤️ século, sempre sob a proteção dos governos e contando...

com a dedicação das mais destacadas personalidades da política, do mundo dos ❤️ negócios ou de grande projeção na sociedade" (COSTA, 1961, p.8).

Ao pegarmos as diretorias dos primeiros clubes de corridas, será possível ❤️ perceber realmente a presença de políticos, negociantes influentes (brasileiros ou não) e da nobreza nacional, seguida, logo depois, dos primeiros ❤️ empresários brasileiros.

Por exemplo, podemos destacar os nomes de James Monley e Clots (negociante inglês ligado às primeiras corridas, em 1825), ❤️ do General Conde de Caxias (um dos organizadores das importantes corridas de 1849), de João Pereira Darrigue de Faro, 2o ❤️ Barão do Rio Bonito e presidente da Província do Rio de Janeiro; e do major João Guilherme Suckow, proprietário de ❤️ uma empresa que prestava serviços urbanos, muito importante por manter a chama do turfe viva em um momento de grande ❤️ dificuldade.

Enfim, esse quadro se repetiu durante toda a história do turfe fluminense e se acentuou ainda mais conforme os clubes ❤️ foram se desenvolvendo.

Mas o que podia significar o turfe para esse grupo? Completamente baseado nos exemplos da França e principalmente ❤️ da Grã-Bretanha, os regulamentos e os clubes de corridas repetiam na íntegra inclusive os argumentos para o desenvolvimento de um ❤️ turfe nacional: proporcionar uma diversão para a população e desenvolvimento da 'raça cavalar brasileira', considerada de menor valor perante as ❤️ raças européias e argentinas.

Seguinte

I refer to all the days as "Bonus Days." Now that I am in my golden years I refer to them as "Double Bonus Days!"