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Violência está presente não apenas entre os atletas nas modalidades de contato, mas também em outros esportes e fora dos 📉 campos e ringues

Gabriele Adabo e Michele Fernandes Gonçalves/ComCiência/Labjor/Dicyt- Domingo no país do futebol é dia de jogo.

Quem é fanático pelo 📉 esporte e membro de uma torcida, faz questão de ir ver o time de perto, no estádio.

Dentro do campo, os 📉 jogadores disputam a bola, às vezes de forma agressiva.

Há chutes, carrinhos mal sucedidos, faltas, cartões amarelos ou até vermelhos.

Na torcida, 📉 gritos de guerra que incentivam os jogadores.

A vibração a cada passe é crescente e aumenta cada vez que a redonda 📉 chega perto do gol.

Tudo vai bem até que uma briga entre torcidas rivais paralisa a partida.

Essa situação não é incomum 📉 nos campos brasileiros ou mesmo nos de outras nações.

A violência está presente no esporte, não apenas entre os atletas nas 📉 modalidades de contato, mas também nos espectadores.

Fora dos campos, dos ringues e das quadras, brigas entre torcedores não respeitam nenhuma 📉 regra e podem desembocar em finais trágicos, como a morte do torcedor do Santos pelos rivais são paulinos em fevereiro 📉 deste ano.

A violência pode ocupar diversos níveis, dependendo do lugar de que se fala.

Segundo Luiz Henrique de Toledo, professor e 📉 coordenador do programa de pós-graduação em antropologia social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), há pelo menos dois níveis 📉 de violência no esporte: aquela constitutiva de cada prática esportiva e outras formas exportadas para as arenas esportivas.

Para ele, "os 📉 esportes contêm em si mesmos níveis desejáveis de violência ou simulação de violência que, em estado latente, trazem a emoção 📉 esportiva, afloram as tomadas de partido e que, entretanto, estão relacionados a outras tantas formas de organização social e política".

Uma 📉 dessas formas, exemplifica, é a torcida por um time que representa um país, em que "a questão identitária ou étnica 📉 se coloca fortemente", o que, para o pesquisador, pode levar, por exemplo, à inflação de etnocentrismos.

Segundo ele, essa seria uma 📉 das formas de "exportação de violência" para o esporte.

Para o sociólogo Rodrigo de Araújo Monteiro, pesquisador da Universidade do Estado 📉 do Rio de Janeiro (Uerj), a violência no esporte se manifesta, se produz e se reproduz a partir de razões 📉 que muitas vezes não são apenas intrínsecas à prática esportiva: elas podem advir de muitos outros "males" sociais.

O coordenador do 📉 Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (Lepespe) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, Afonso Antônio 📉 Machado, comenta que uma sociedade violenta gera atributos também violentos, que podem se espalhar em diversos âmbitos sociais.

"Num mundo conectado, 📉 todos os lampejos de violência recebem um tratamento de divulgação numa velocidade real e essa velocidade é ampliada de acordo 📉 com a magnitude da notícia", diz.

Ele pontua que momentos de maior insegurança, de muita agitação social, de confrontos culturais e 📉 de instabilidade administrativa são próprios para desestabilizar a ordem e apontar para momentos esportivos caóticos, com possíveis desvios de comportamento, 📉 favorecendo a aparição e/ou manutenção da violência.

Toledo, quem é também cientista social, esclarece que os níveis de violência em esportes, 📉 assim como nos diversos outros âmbitos da sociedade, dependem da sensibilidade e apreensão simbólica do que seja a violência e 📉 como ela é ou não percebida culturalmente.

"Essa visibilidade ou invisibilidade para enxergarmos o violento e o não violento não dependem 📉 somente da constituição técnica de cada modalidade esportiva, mas de todo um conjunto de sensibilidades que são colocados e esparramados 📉 nas sociedades.

Os esportes, no geral, seguem tais tendências e sensibilidades simbólicas que têm a ver, obviamente, com o maior ou 📉 menor investimento que fazemos nas relações sociais, nos processos de conter a violência sem sermos violentos", comenta.

A violência, então, é 📉 um fenômeno que está tanto no esporte quanto fora dele.

O psicólogo Lélio Moura Lourenço, professor do Departamento de Psicologia da 📉 Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas), explica que 📉 "a violência no esporte é violência como em qualquer outro ambiente: no ambiente doméstico, na escola, no meio urbano.

É violência, 📉 e deve ser entendida como tal.", diz.

O professor Machado esclarece, numa tentativa de entendimento desse fenômeno, que todo ato de 📉 violência tem em comum o fato de ser caracterizado por ações e/ou omissões que podem cessar, impedir, deter ou retardar 📉 o desenvolvimento pleno dos seres humanos.

Há, portanto, uma transitoriedade no conceito de violência.

As sociedades, através de suas múltiplas manifestações, definem 📉 o que é e o que não é violência, esclarece Monteiro, da Uerj.

Essas definições, claro, mudam conforme as sociedades abandonam 📉 alguns padrões e adotam outros.

Toledo, da UFSCar, nesse sentido, problematiza a violência como "uma palavra polissêmica, isto é, que traz 📉 consigo uma gama muito variada de experiências sociais (políticas, econômicas, estéticas, ideológicas, religiosas) que podem mudar incrivelmente no tempo histórico 📉 e na sensibilidade dos indivíduos e suas relações em cada cultura".

Atos violentos no esporte são noticiados na mídia quase diariamente.

Esses 📉 atos não chegam a ser incomuns, nem isolados, mas tampouco têm padrões definidos, seja no comportamento de esportistas e espectadores, 📉 seja na própria concepção de violência.

Tão importante quanto entender esse caráter mutável é entender também que as concepções podem ser 📉 inclusive paradoxais: aquilo mesmo que outrora podia ser considerado como violência, hoje pode ser ato institucionalizado ou meramente uma banalidade 📉 suportável, e vice-versa.

Nessa espécie de "jogo" que se forma ao se pensar sobre esporte e violência, a única certeza é 📉 a de que ela não pode ser tomada ou julgada meramente por aquilo que se vê entre um zapping e 📉 outro no controle remoto.

Ela pode ser mais complexa e até mesmo menos aterrorizante do que se suporia a princípio.

Para o 📉 sociólogo francês Michel Wiewiorka, a partir do momento em que a violência deixa de ser pensada, passa a ser meramente 📉 temida, ocupando apenas o campo subjetivo.

Pensar "a" e "na" violência, portanto, é fundamental para compreender como ela se constitui, inclusive 📉 no esporte, e como pode ser reconfigurada no olhar e nas atitudes.

Sem regras, sem jogo

Para entender a violência no esporte, 📉 de acordo com Leonardo Pestillo de Oliveira, professor do Departamento de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, é necessário levar 📉 em consideração a diferenciação entre os termos violência, agressão e agressividade.

Este último, segundo ele, é muito utilizado nas modalidades esportivas.

"Mesmo 📉 um atleta de tênis, um esporte individual sem contato físico, pode praticar seu esporte com agressividade, pois esta não é 📉 apenas uma questão de comportamento, mas também de atitude psicológica", diz.

A crítica de alguns espectadores aos esportes de contato seria 📉 devido ao fato de que neles a agressividade é mais evidente, explica Oliveira.

"Isso faz parte do esporte.

Invariavelmente, algumas lesões ocorrem 📉 em decorrência dessa agressividade, que muitas vezes pode ser descrita como agressão, que nesse caso, foge das regras do esporte", 📉 completa.

"As violências que temos em algumas modalidades são consideradas violências instrumentais, ou seja: são componentes específicas da modalidade.

O que extrapola 📉 a legalização do esporte, aquilo que avança além das regras oficiais das modalidades, sim, deve ser visto como ato violento", 📉 afirma Monteiro.

A agressividade instrumental, segundo Oliveira, é bem vista quando um atleta está diante de uma competição e necessita do 📉 resultado.

Já a agressão, de acordo com ele, seria "o comportamento visível da violência, ou seja, o que não é permitido 📉 dentro do contexto esportivo, aquele comportamento do atleta que visa o prejuízo físico do adversário".

As regras exercem, portanto, o papel 📉 de conter a agressão entre os atletas, além de organizar o contexto esportivo.

As regras, então, são outro ponto fundamental na 📉 discussão sobre a violência e o esporte.

Toledo define o esporte como "a maneira com que as sociedades modernas, desde o 📉 final do século XVIII, encontraram para impor regras aos passatempos e jogos medievais".

Para o professor Fernando Mezzadri, da Universidade Federal 📉 do Paraná, as regras são o fator socialmente delimitador da violência.

São elas as responsáveis por traçar as linhas que separam 📉 o que é aceito do que é repudiável em termos de comportamento.

"O que determina a violência são as regras.

O polo 📉 aquático, por exemplo, é um esporte no qual são permitidos vários comportamentos como agarrões e não se considera isso violento.

O 📉 esportista está preparado para aquilo", afirma.

Já Machado explica que as regras nos esportes têm um papel de delimitar seu desenvolvimento, 📉 apontando para questões que possibilitem o avanço esportivo na prática daquela modalidade.

"Obviamente que elas atendem ao princípio da contenção da 📉 agressão e da violência, também, mas não é seu principal objetivo.

As regras delimitam espaços, ações, táticas e balizam os comportamentos 📉 mais acirrados", diz.

Suor e sangue

É madrugada de sábado à noite e muitas pessoas se reúnem em um bar para conversar 📉 e beber.

As atenções, no entanto, se voltam principalmente para a televisão, que mostra, dentro de um ringue com oito lados, 📉 dois homens brigando.

Os golpes começam com os dois em pé.

Após a troca de socos e chutes, eles caem no chão 📉 e começam uma sequência de estrangulamentos, chaves de perna, torções, entre outros.

Os expectadores, homens e mulheres, vibram.

Para quem não está 📉 acostumado a assistir à modalidade esportiva chamada de MMA, sigla para Artes Marciais Mistas (em inglês, Mixed Martial Arts), o 📉 espetáculo pode parecer uma exibição de violência gratuita.

Mas, então, o que separa o espectador que aprecia essa modalidade de luta 📉 daquele que se recusa a assistir ou mesmo a considerá-la um esporte? Aqui, assim como em outros esportes, entender as 📉 regras e as técnicas faz toda a diferença.

"Dizer que o MMA estimula a violência nos espectadores é tão complexo quanto 📉 necessário de se discutir.

O MMA, como o próprio nome diz, é um esporte que combina elementos de diversas artes marciais, 📉 não apenas uma, e elas é que são o carro-chefe disso tudo.

Não dá para formar um atleta em MMA sem 📉 antes formá-lo em uma arte marcial, ou duas, e assim por diante", afirma Oliveira, que analisa a opinião de telespectadores 📉 com relação ao MMA nas redes sociais em seu doutorado.

Para ele, não é a prática da arte marcial, em si, 📉 ou a convivência com ela que tornará o sujeito mais violento.

"É a maneira de se praticar e de se envolver 📉 com o aprendizado, com essa formação.

Toda e qualquer atividade que faça o sujeito 'gastar' energia funciona como uma válvula de 📉 escape tanto física quanto psicológica e, se bem realizada, com certeza servirá para o desenvolvimento não apenas físico e atlético, 📉 como também psicológico", diz.

O fato das plateias vibrarem com as lutas não é um fenômeno novo, segundo Lourenço.

"Em vários momentos, 📉 na história da humanidade, encontramos atos violentos como fenômenos atraentes e até vibrantes em várias sociedades", analisa.

"Mudam as regras, as 📉 culturas vigentes que apreciam essas lutas e até o estilo de violência empregado, mas as lutas de rua, o boxe, 📉 o 'telequete' (uma luta livre teatral bastante concorrida nos anos sessenta/setenta), entre outras modalidades, frequentam as mídias de seus respectivos 📉 tempos gerando, principalmente nos jovens, um caráter sedutor", diz o psicólogo.

As diferenças entre as diversas formas de se praticar um 📉 esporte que envolva violência, segundo ele, estão nas regras, nas culturas que os originaram e no apelo midiático.

As artes marciais 📉 e o boxe, de acordo com Lourenço, contam com uma variável social que é importante.

"Esses esportes frequentaram e ainda frequentam 📉 classes sociais específicas em seus respectivos segmentos sociais, o que dá a cada uma dessas modalidades um caráter social e 📉 grupalizante significativo em determinas sociedades".

Oliveira explica que o MMA praticado hoje se difere muito dos primórdios do esporte, justamente por 📉 conta do estabelecimento de regras cujo objetivo principal é preservar a integridade física do lutador.

Por causa da ausência de definição 📉 do que se podia e do que não se podia fazer, essa modalidade de luta, por muito tempo, foi chamada 📉 de vale-tudo.

De acordo com estudo divulgado em 2006 por pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine, dos Estados Unidos, 📉 que mediram a ocorrência de lesões em lutadores, as competições de MMA foram introduzidas naquele país em 1993 e, em 📉 2001, várias regras foram incluídas para que os eventos fossem sancionados.

O estudo, que analisou dados de lutadores do estado de 📉 Nevada de 2001 a 2004, mostrou que 40,3% das lutas terminou com ao menos um lutador lesionado.

Apesar disso, os pesquisadores 📉 concluíram que as lesões no MMA são compatíveis com outros esportes de combate e, comparado ao boxe, o número de 📉 nocautes no MMA é menor, o que reduziria a incidência de lesões cerebrais.

Outra pesquisa, no entanto, divulgada este ano pela 📉 Universidade de Toronto, no Canadá, com dados recolhidos do campeonato de MMA Ultimate Fighting Championship (UFC), concluiu que 15,95% dos 📉 incidentes resultam em lesões traumáticas no cérebro, muito mais do que em esportes como futebol americano (8,1%) e hóquei (2,2%).

Fraturas 📉 como a sofrida por Anderson Silva na luta de dezembro do ano passado contra Chris Weidman assustaram a muitos telespectadores 📉 – a perna do atleta parecia de borracha, com o impacto sofrido ao desferir o golpe no oponente.

Uma lesão similar, 📉 no entanto, também aconteceu com o jogador de futebol Bryan Oviedo, do Everton da Inglaterra e da seleção da Costa 📉 Rica, em janeiro deste ano, numa disputa de bola com o adversário.

Nas fotos da partida, há o mesmo efeito de 📉 deslocamento que foi visto pelos espectadores na luta de Silva.

Um estudo divulgado em 2012, que mediu o número de lesões 📉 em atletas durante os Jogos Olímpicos de Pequim, concluiu que os esportes com maiores registros foram taekwondo, boxe, hóquei sobre 📉 grama, handebol, halterofilismo e futebol.

Este último, no entanto, foi o campeão do ranking, com lesões que afetaram mais de um 📉 terço dos participantes, índice acima, inclusive, das lutas.

A bola da discórdia

As lesões no MMA contribuem para criar uma visão do 📉 esporte ligada à violência, mas o mesmo acontece com outras modalidades esportivas, inclusive com o futebol.

"Na Europa, a despeito de 📉 toda uma construção simbólica em torno do futebol-arte brasileiro, o belo jogo praticado aqui é visto como violento.

Basta tomarmos os 📉 índices e estatísticas (de lesões)", afirma Toledo.

"O futebol não foi feito para a violência.

O contato físico e a competitividade, muitas 📉 vezes exacerbada e confundida com a própria sobrevivência pecuniária e familiar do jogador, tornaram o futebol um esporte que convive, 📉 entre outras coisas, com a violência", opina Lourenço.

"Diante da exposição midiática e do grande envolvimento populacional com o futebol, ele 📉 se torna um esporte que transborda essa violência para as arquibancadas e para as ruas, ou seja, hoje a violência 📉 no futebol e a competitividade de mercado presentes fora das quatro linhas é um problema que transcende a prática", completa.

Para 📉 Monteiro, que estudou as torcidas organizadas de futebol em seu mestrado, os torcedores violentos não são maioria, mas parte isolada 📉 do todo que, no entanto, alcança muita visibilidade por utilizar a violência.

Para explicar o comportamento dos "brigões", o antropólogo lançou 📉 mão do conceito de "ethos guerreiro" usado pelos sociólogos Norbert Elias e Eric Dunning.

"O ethos guerreiro é a disposição de 📉 vencer fisicamente o adversário, que passa a ser visto como um inimigo que precisa ser destruído".

Outro conceito que ajuda a 📉 entender a questão, segundo ele, é o de masculinidade exacerbada ou hipermasculinidade, usado pela antropóloga Alba Zaluar.

"Há, entre os torcedores 📉 violentos, a tentativa de mostrar quem ou que grupo é mais macho, viril ou valente e o entendimento de que 📉 o outro é um inimigo que precisa ser humilhado ou destruído para se provar quem é mais 'macho'.

Jogadores e juízes 📉 se inserem nesse contexto, pois, de certa maneira, podem ser vistos como obstáculos para a consolidação das vitórias e afirmações 📉 de um grupo determinado de torcedores", diz.

Criminalizar as torcidas e apregoar o seu fim não é, no entanto, a solução, 📉 segundo o Monteiro.

"Acabar com as torcidas não resolve o problema da violência, como já se provou.

Isso é uma medida infantil, 📉 pois opera apenas na base do castigo, mas não é, nem de perto, funcional, além de ser questionável juridicamente.

Os torcedores 📉 continuarão se encontrando a caminho dos estádios ou a caminho de suas casas e continuarão havendo confrontos.

É preciso pensar numa 📉 cultura de prevenção da violência e de promoção de valores do esporte ligados a outros aspectos que não a destruição 📉 física do inimigo; pensar em práticas que poderiam ser difundidas a partir da massificação do esporte como política pública", defende.

Toledo 📉 argumenta que as punições físicas e cerceamentos devem ser atitudes extremas que deveriam compor um leque maior de medidas preventivas 📉 contra torcedores violentos.

"Monitorar torcedores sabidamente violentos é um meio eficaz de afastá-los das competições e forte fator de inibição de 📉 aparecimento de tantos outros", defende.

Punir coletivamente as torcidas, segundo ele, não resolverá o problema.

"As medidas verticais contra a violência, impostas 📉 ao sabor dos momentos de maior dramaticidade, se revestem de uma violência simbólica que obstaculariza qualquer tentativa mais séria e 📉 serena de enfrentar o problema", argumenta Toledo.

O cientista social acredita que os agentes de mudança no campo da violência esportiva 📉 não nascem espontaneamente.

"Devem ser estimulados e convidados para o debate e, sobretudo, garantir espaço político onde vozes dissonantes aparecerão", diz.

O 📉 papel da mídia seria, segundo ele, o de heterogeneizar o debate, trazer tantas opiniões quanto fossem necessárias para compor o 📉 quadro complexo de vozes em relação ao tema igualmente complexo que é a violência.

I refer to all the days as "Bonus Days." Now that I am in my golden years I refer to them as "Double Bonus Days!"